Compartilhe

terça-feira, 21 de junho de 2016

VEREADOR JOSÉ JOAQUIM É COTADO PARA VICE NA EVENTUAL CHAPA COM ELIZIANE GAMA PARA A PREFEITURA DE SÃO LUÍS

Vereador José Joaquim é um dos nomes do PSDB para compor com Eliziane Gama
Ele acumula sete mandatos consecutivos na Câmara Municipal de São Luís. Há 19 anos filiado ao PSDB, o vereador José Joaquim foi indicado pelo deputado federal e ex-prefeito João Castelo (PSDB) para uma eventual composição na chapa da pré-candidata a prefeita, a deputada federal Eliziane Gama (PPS). “Respeitando todos os aspectos legais para o momento, eu fui procurado por lideranças do partido, por um grupo de líderes do partido e inclusive eu acho que posso citar a pessoa que me conduziu o convite: foi o deputado federal João Castelo, que é para mim dentro do partido uma das grandes lideranças, porque ele é o único representante do Maranhão na bancada do PSDB. Essa indicação, como me foi trazida, essa sugestão, eu disse sim”, enfatizou.

Engenheiro, católico e cuidadoso com as palavras para não ferir a legislação eleitoral, José Joaquim fala com cautela sobre os primeiros movimentos pré-eleitorais e seu respeito à hierarquia partidária, mas não esconde o ânimo de vir a ser efetivado na candidatura de vice-prefeito. 

DISPUTA E DIÁLOGO

Os tucanos ainda não bateram o martelo sobre o vice. Além do vereador José Joaquim, uma ala do PSDB ventila o nome ex-deputado Pinto Itamaraty, suplente do senador Roberto Rocha (PSB) e presidente do diretório provisório municipal do PSDB de São Luis. Sobre a contenda, Joaquim disse que na democracia é direito dos atores políticos fazerem disputa ou buscarem o diálogo. “Meu nome está colocado, está posto. Humildemente eu fui sugerido e tive que dar o sim com profundo discernimento e agora eu tenho que aguardar as tramitações legais e os procedimentos todos que poderão advir para, se for da vontade de Deus eu compor a chapa com a pré-candidata Eliziane Gama, eu estarei disponível”.

Invocando a responsabilidade de uma eventual gestão, Joaquim destacou a discussão de ideias e propostas e descartou promessas para resolver os problemas de São Luís em quatro anos. Para o vereador, é necessário atentar aos instrumentos legais que fundamentam a cidade, como a Lei Orgânica, o Plano Diretor e a sua revisão, temas que discorreu em detalhes.

Difícil, porém, é extrair do vereador José Joaquim uma crítica incisiva a qualquer político do Maranhão. Ele navega com desenvoltura entre os colegas da Câmara Municipal, onde milita há quase 30 anos, transitando entre diferentes agrupamentos. A receita para sete eleições seguidas é divina e popular. “Tenho Deus e o meu patrão é o povo. Então, eu procuro exercer este mandato vivenciando o dia a dia da Câmara Municipal de São Luís, onde está a participação da representação popular. A questão do meu comportamento como vereador da cidade é ter como embasamento, antes de tudo, a cautela, a prudência e a humildade. Participar das discussões sempre respeitando a outra pessoa, o outro colega parlamentar, como cidadão e cidadã, e também sabendo escutar. Eu aprendo com todos, do mais humilde ao mais graduado”, explanou. 

EQUILÍBRIO

O parlamentar não ataca ninguém e desencadeia uma singela habilidade para tangenciar diante das perguntas diretas e retornar ao assunto central. “O que eu prego é que tudo seja feito dentro dos princípios éticos, do respeito mútuo e dos valores cristãos”, enumerou. Questionado sobre o jogo de forças na disputa entre os tucanos para indicar o vice, ele prefere falar em diálogo. “Estou para servir, no sentido de trabalhar pelo bem comum. Eu não tenho ganância pelo poder”, frisou.

José Joaquim e Eliziane Gama já conversaram e demonstraram reconhecimento mútuo. Segundo o vereador, PTdoB e PTN podem somar na coligação, mas considera precoce listar partidos e ponderou que essa articulação cabe à pré-candidata Eliziane Gama. Para além das legendas, o vereador mostrou a necessidade de que uma eventual coligação tenha um plano de governo concreto, bem elaborado e que não seja um conjunto de promessas, além de lutar para ter os recursos financeiros, humanos e mecanismos novos de gestão, com destaque para a participação dos bairros e das comunidades de forma coletiva. 

TRANSPARÊNCIA É PRIORIDADE

Aliado de primeira hora do ex-prefeito João Castelo, o vereador defende a continuidade do VLT, com prioridade para a área Itaqui-Bacanga, no mínimo até o Anjo da Guarda. Sobre as pesquisas, José Joaquim pediu cautela. “Não existe o já ganhou”, refletiu, embora considere que o método científico das sondagens deva ser levado em conta para as conjecturas preliminares do processo eleitoral. O mais importante nesse momento, sustentou, é organizar a campanha dentro dos princípios éticos, programáticos e ouvir a sociedade para montar um plano de governo plausível, com objetivos a serem alcançados, respeitando o cenário de crise econômica. Nesse contexto, ele defende a abertura de canais para buscar ajuda do governo federal, das emendas parlamentares e do governo estadual, tendo bons projetos e equipe gestora, até com a participação de PPP (Parceria Público Privada), dentro da legislação.

Nas prioridades de uma gestão focada na ética, o vereador defende a implantação de um portal da transparência atualizado diariamente, não só no aspecto financeiro, mas no acompanhamento diário do andamento das obras e abertura dos editais de licitação mediante a garantia do aporte de recursos do poder público para a execução das ações do município.

Ele entende a parceria com o governo estadual uma necessidade e não espera que o governo Flávio Dino faça retaliações a uma eventual gestão de Eliziane Gama. “Eu acredito na sensibilidade do governador Flávio Dino, que abriu um canal de parceria, e tenho certeza que o governador, sabendo do sentimento do povo, terá diálogo naturalmente com a prefeita Eliziane Gama, se ela for eleita”, destacou.

Nenhum comentário: