Compartilhe

sábado, 4 de junho de 2016

NESTE DOMINGO: TEATRO ARTHUR AZEVEDO APRESENTA A ÓPERA BASTIEN E BASTIENNE

O espetáculo Bastien e Bastienne, ópera cômica em 1 ato de Wolfgang Amadeus Mozart, na regência do maestro Wendell Kettle, encerrará em grande estilo as comemorações de aniversário dos 199 anos do Teatro Arthur Azevedo na noite deste domingo (5). O evento tem entrada gratuita e é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur).

Bastien e Bastienne é uma das primeiras obras de Mozart que a compôs aos 12 anos de idade, baseada na peça de Jean Jaques Rousseau, Le Devin Du Village. Bem recebida pelo público, esta pequena obra dramática impulsionou o jovem Mozart para seus trabalhos posteriores que o consagraram como um dos grandes operistas de toda a história da música.

A Ópera conta a história de Bastienne, uma jovem camponesa que perde seu amado, Bastien, para uma nobre dama. Desesperada, e almejando reconquistar seu grande amor, ela recorre à ajuda do Mago Colas. A trama se desenvolve em torno dos conselhos dados pelo feiticeiro aos jovens. A peça é composta por três personagens: Bastienne, uma pastora (soprano) interpretada por Mariana Pires de Oliveira; Bastien, o namorado de Bastienne (tenor) interpretado por Victor Fonseca Alberto, e Colas, um pretenso mágico (baixo) na voz de Gustavo Murrins Müller.

A direção artística do espetáculo é de Wendell Kettle, regente na Academia do Teatro Mariinsky (São Petersburgo), maestro convidado do Teatro “Helikon-Ópera” (Moscou) e professor de Regência do Departamento de Música do Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco.

Outras atrações

Outras atrações, como poesia, roda de choro, orquestra e dança estão na programação de domingo e vão acontecer em diversos espaços do Teatro Arthur Azevedo. 

A partir das 16 horas tem recital de poemas no Bar do Teatro, com a Academia Ludovincense de Letras e músicos convidados do Núcleo de Choro da Escola de Música do Estado. 

Às 18h se apresenta no palco principal a Orquestra de Câmara da Emem com o Maestro Joseleno Moura e logo depois tem a apresentação do espetáculo de dança do Ballet Olinda Saul.

PROGRAMAÇÃO

16h às 19h - Bar do TAA – Academia Ludovicense de Letras - ALL – Espaço e poesia: Colhendo Poemas

Músicos convidados do Núcleo de Choro da Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo – EMEM

18h – Intervenção: Núcleo atmosfera (NUA)

18h – Recepção: VERTU Cia de teatro: A Bela e a Fera (Pocket Show)

18h30 - Luiz Jr. (violão sete cordas)

Orquestra de Violões da EMEM

Willame Belfort (pianista): Romance op.58 N° 05, Paixão por uma cubana (tango de salão) com o violinista Neilan Saelle

Silas Gomes (contratenor): 1 -Music for a while – Henry Purcell, 2 - Si tra i ceppi – J.F. Handell

Orquestra de Câmara da EMEM com o Maestro Joseleno Moura – W.A. Mozart Concerto para Piano e Orquestra n°12 em La Maior K. 414 – I Alllegro, II Andante, III Allegretto: Rondo - Solista Rose Mary Fontoura Quinzeiro - piano

Bastien e Bastienne – Ópera cômica em 1 ato de Wolfagng Amadeus Mozart na regêcia do maestro Wendell Kettle com os solistas Mariana Pires de Oliveira (soprano) – Bastienne, Victor Fonseca Alberto (tenor) – Bastien Gustavo Murrins Müller (baixo) – Colas. Direção cenica de Henrique Passine.

Ballet Olinda Saul

Nenhum comentário: