Compartilhe

quinta-feira, 16 de junho de 2016

I CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE MÍDIA CIDADÃ RECEBE INSCRIÇÕES


Vitória sedia o evento, que será realizado na Universidade Federal do Espírito Santo, sob a organização do Observatório da Mídia

Estão abertas as inscrições para a XI Conferência Brasileira de Mídia Cidadã, a ser realizada entre os dias 17 e 19 de outubro em Vitória, no campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). As inscrições devem ser feitas no site http://www.eventos.ufes.br/index.php/midiacidada/. O prazo final para envio de trabalhos é 17 de julho e, para participação como ouvinte, os interessados podem se inscrever até a data do evento.

O tema escolhido para a Conferência de 2016 foi "Mídia, cidadania e direitos humanos", partindo do princípio de que o principal ator social do processo comunicacional - o cidadão - sempre esteve distante do espaço público midiatizado, apesar do potencial emancipador que os meios de comunicação podem oferecer, desde que apropriadamente incorporados, não apenas como utensílios de consumo, mas como meios de/para um efetivo empoderamento social.

O evento receberá inscrições de trabalhos na forma de artigos científicos e relatos de experiências, além da participação com exposições na Feira de Mídia Cidadã e/ou na Mostra de Vídeo Cidadão e de Arte Cidadã.  Os subtemas propostos para a edição de 2016 do Mídia Cidadã são: “Mídia e cidadania”; “Mídia contra os direitos humanos”; “Mídia para os direitos humanos” e “Direito humano à comunicação”. Clique aqui para acessar as regras para submissão.

O Mídia Cidadã 2016 será organizado pelo Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência, grupo de pesquisa e ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Ufes. O evento ocorrerá no âmbito das atividades da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, a ser realizada na Ufes.

O professor Edgard Rebouças, um dos coordenadores do Observatório da Mídia, ressalta que a mídia cidadã é aquela voltada para o indivíduo e para as comunidades, que leva em conta suas características e necessidades específicas. “A comunicação cidadã ainda vislumbra uma mídia da qual as pessoas não sejam apenas receptoras, mas participantes da construção do conteúdo informacional. Quando falamos em mídia ou comunicação cidadã vislumbramos uma série de ideais que são, também, nossas temáticas de discussão: cidadania, democracia, participação, educação, acesso a comunicação e a cultura, inclusão, socialização de conhecimentos e tantas outras”, resumiu.

Contatos:

Nenhum comentário: