Compartilhe

terça-feira, 24 de maio de 2016

PAPOÉTICO: PROJETO CULTURAL RETORNA COM DEBATE SOBRE A JUDICIALIZAÇÃO DA POLÍTICA

O Projeto Papoético retornará, na próxima quarta-feira, 25 de maio, a partir das 19 horas, na Praia Grande. Atualmente, o projeto é coordenado por um coletivo. Surgido em dezembro de 2010, criado pelo poeta, jornalista, pesquisador e produtor cultural Paulo Melo Sousa, sua proposta tem como escopo realizar semanalmente eventos culturais visando estimular a discussão de assuntos voltados para o setor da arte e cultura, envolvendo todos os segmentos ligados ao setor.

Semanalmente, acontecem palestras ou bate-papos sobre literatura, artes visuais, teatro, dança, cinema, cultura popular, meio ambiente, comunicação, mídias livres, política, filosofia, sociologia, dentre outros temas, além de exibições de filmes, lançamentos de livros, realização de performances, pequenos shows musicais, exposições de artes visuais ou de fotografia, rodas de conversas, leituras de poesia, e tantas outras atividades culturais.

Os encontros acontecem sempre a partir das 19 horas, reunindo um grupo de pessoas interessadas em participar de eventos culturais articulados pelo projeto, que visa garimpar e estimular a produção artístico-cultural do Maranhão, facilitando o acesso de todos aos produtos culturais, de forma gratuita. Trata-se de um projeto democrático, aberto ao público, gratuito, com amplo escopo, centrado na discussão e aplicação de políticas públicas ligadas à cultura.

O Projeto realizou em 2012 o seu primeiro festival de poesia, buscando animar o meio cultural de São Luís. Contando com a participação da comunidade e, sobretudo, de novos poetas, que apoiaram através de participação massiva o evento, promoveu o II Festival de Poesia, em parceria com a Feira do Livro de São Luís - FELIS, em 2013.

A proposta é que seja colocada em prática uma gestão compartilhada, democrática, sob coordenação dos integrantes do Coletivo Papoético. Os encontros semanais acontecem em espaços cedidos de forma gratuita. No seu retorno, o projeto será realizado no bar “Taberna da Bossa”, que fica na rua do Trapiche, Praia Grande, Centro Histórico de São Luís, em parceria com o “Projeto Conversa de Botequim”, de Chico Nô e Juca do Cavaco. Após os eventos, o som do chorinho irá tomar conta do ambiente, a partir das 21 horas. O bar, o mais novo e descolado point da Praia Grande, foi inaugurado em dezembro do ano passado. “Eu vivi, na época da universidade, uma grande efervescência na área da Praia Grande; nos dias de hoje, esse agito todo diminuiu, então eu resolvi apostar num espaço que apresenta música de qualidade e um cardápio com rica diversidade, unindo cultura, música com estilos variados (jazz, bossa, dentre outros) e de qualidade, dando prioridade aos talentos do Maranhão”, declara Joberth Alves, proprietário do “Taberna da Bossa”.

O bar funciona de terça-feira a sábado, apresentando Chorinho na quarta-feira, a partir das 21 horas, com Chico Nô, Juca do Cavaco e convidados, Bossa e Jazz na quinta-feira, Blues e Rock na sexta-feira no mesmo horário e espaço aberto para canjas de músicos consagrados e apresentações de cantores alternativos aos sábados. A proposta do Papoético possui na sua formatação o ambiente de um bar. Após os eventos, os participantes permanecem no local, alongando a conversa, de forma informal, com música de qualidade, e na companhia de uma boa bebida e comida de primeira, o que confere à iniciativa um tom boêmio.

Inicialmente, não haverá pagamento de pro labore para os participantes do evento enquanto palestrantes, performers, debatedores. Sendo que essa ação é feita na base da articulação, através da pura camaradagem, todos participando do evento de forma parceira, haja vista o interesse maior em movimentar o setor cultural e artístico de São Luís, embora o projeto caminhe para uma formatação mais profissional para que todos ganhem com a proposta, futuramente. O projeto terá apoio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo – SECTUR, através da Fundação da Memória Republicana Brasileira - FMRB e do antigo Convento das Mercês, com logística e empréstimo de equipamentos.

O primeiro debate terá como palestrante o advogado Guilherme Zagallo. Natural da cidade de Belém, capital do Pará, ele reside em São Luís desde outubro de 1983. Formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Zagallo trabalhou como advogado e assessor jurídico de vários sindicatos de trabalhadores no Maranhão. Atuou como coordenador do Movimento Estadual de Combate à Corrupção Eleitoral e Administrativa, sendo representante da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB no Conselho da Cidade de São Luís.

Membro da Comissão Nacional de Acesso à Justiça do Conselho Federal da OAB, foi vice-presidente dessa entidade na seccional do Maranhão. Recebeu o título de cidadão ludovicense por seu trabalho relativo “à defesa do meio ambiente, sua luta constante pela prevalência da justiça e do respeito às leis, seu empenho na defesa dos direitos e interesses dos cidadãos e cidadãs menos abastados de nossa cidade e estado”.

No Projeto Papoético, Zagallo abordará o tema “A Judicialização da Política no Campo da Ciência do Direito”, assunto que tem incendiado as rodas de conversa sobre a atual conjuntura na qual se encontra o país, neste momento histórico e de nebulosos contornos. “Trata-se de um tema que inaugura uma série de provocações que iremos realizar ao longo deste retorno do Papoético; entendo que o debate político atualmente veiculado nas redes sociais, com suas conotações históricas, jurídicas, sociológicas, filosóficas, está muito raso, e nossa intenção é elevar o padrão desse tema candente, com análises sérias, profundas e pertinentes, o que, a princípio, sempre delineou o perfil do projeto”, declara Paulo Melo Sousa.

SERVIÇO

Projeto Papoético

Quando? Dia 25 de maio.

Onde? Bar Taberna da Bossa, Praia Grande - Centro Histórico de São Luís

Hora? 19 horas


Entrada Franca.

Nenhum comentário: