Compartilhe

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

PROFESSOR CATALÃO FARÁ CONFERÊNCIA SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Contaminação e escassez de água será um dos temas da palestra de Damiá Cullerés
Na próxima quarta-feira, 3, o professor catalão Damiá Barceló Cullerés (foto), diretor do Instituto Catalão de Investigação da Água (Icra),  ministrará a conferência magna “Mudanças Climáticas: o problema da escassez da água e dos contaminantes emergentes  (climatic changes, the problem of water scarcity and emergent contaminants)", em que falará sobre as consequências da escassez de água na biodiversidade e nas atividades econômicas. A conferência ocorrerá às 15h, no Auditório Central da Cidade Universitária.

O cientista mostrará de que forma fatores ambientais, tais como a elevação da temperatura causada pelas mudanças climáticas, podem afetar os ambientes aquáticos e sua biodiversidade. Ele também abordará exemplos do risco associado aos contaminantes emergentes e a nanomateriais presentes em bacias hidrográficas de rios mediterrâneos afetados pela escassez da água.

Além de ocupar o cargo de diretor do Icra, na Espanha, Damiá Barceló Cullerés, é pesquisador renomado do Conselho Científico do Governo da Espanha (CID-CSIC). É professor visitante da Universidade do Rei Saud, na Arábia Saudita. Recebeu vários prêmios internacionais, dentre os quais o Prêmio Internacional de Gerenciamento e Proteção de Águas, do Sultão Bin Abdulaziz da Arábia Saudita, e o Prêmio do Meio Ambiente da Recipharm. Em 2014, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Ioannina, na Grécia. Coordena vários projetos financiados pela União Europeia que visam à qualidade das águas. 

Ascom UFMA

Nenhum comentário: