Compartilhe

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

GOVERNO LANÇA PROGRAMAS DE ESPORTE E ANUNCIA APOIO AO CAMPEONATO MARANHENSE DE FUTEBOL

O governador Flávio Dino lança, nesta quarta-feira (20), às 08h30h, no Palácio Henrique de La Roque, três programas de incentivo à prática de esporte e de lazer, o Projeto “Mais Lazer para Todos” e o “Caravana Mais Esporte e Lazer”, que consistem em levar atividades de esporte, lazer e recreação para 38 municípios do estado, e o programa de infraestrutura “Mais Esporte e Lazer para Todos”, que vai beneficiar 23 municípios com a construção de ginásios esportivos.

Visando desenvolver uma proposta de política pública e social que atenda às necessidades do esporte, lazer e recreação para população maranhense, a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) desenvolveu o Projeto “Mais Lazer para Todos”, que engloba a realização de atividades físicas, jogos e recreação.

Durante a realização do projeto, haverá também apresentações culturais e artísticas, bem como brincadeiras folclóricas, danças, música, teatro, artesanato, filmes e espaço de leitura. As ações serão realizadas no período de quatro dias, iniciadas com uma visita técnica e capacitação de agentes de esporte e lazer direcionada aos gestores, estudantes, professores e agentes comunitários para melhor atuação em atividades esportivas e de lazer em seus municípios.

As atividades serão diversificadas de acordo com a realidade local de cada município sede do projeto, cumprindo sempre as necessidades de adaptação para garantir a paticipação de pessoas com necessidades especiais.

O projeto tem como público-alvo crianças, jovens, adultos e idosos. Em sua primeira edição, serão contemplados pelo projeto os municípios de Água doce, Belágua, Cajarí, Centro Novo do Maranhão, Mirinzal, Pedro do Rosário, Porto Rico, São Raimundo Doca Bezerra, São Luís, Serrano do Maranhão, Viana, Vitorino Freire e Vitória do Mearim.

Outro grande projeto desenvolvido pela Sedel é a Caravana “Mais Esporte e Lazer”, um movimento de ação e mobilização social pelo esporte que promove ações de lazer e práticas esportivas, tais como caminhadas para idosos, brincadeiras infantis, torneio de futebol para adultos, além de jogos de dama, xadrez, vôlei, tênis de mesa, basquete, dentre outros.

A Caravana conta também com o “Cine Esporte”, com veiculação de vídeos e filmes com temáticas esportivas. As ações contam com 45 pessoas, sendo 30 do projeto e 15 contratadas nos municípios contemplados pelo programa, que são Alcântara, Alto Parnaíba, Amapá do Maranhão, Anajatuba, Arari, Bacabeira, Bacuri, Balsas, Bequimão, Buriticupu, Carutapera, Cururupu, Caxias, Edson Lobão, Paço do Lumiar, Parnarama, Porto Franco, Presidente Dutra, São Luís, Tuntum e Vargem Grande.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Márcio Jardim, os projetos dão continuidade ao intenso trabalho da Sedel, que é democratizar o acesso à pratica esportiva e de lazer em todo estado. “O esporte é uma ferramenta de grande importância como fator de inclusão social e desenvolvimento humano. Nossos projetos  demonstram o comprometimento do Governo Flávio Dino com a promoção do esporte em todas as regiões do Maranhão”, disse o secretário.

O programa de infraestrutura “Mais Esporte e Lazer para Todos”, que visa melhor estruturação física de esporte e lazer para 23 municípios, compreende a construção de praças esportivas, que serão equipadas com pista de ciclismo, área de ginástica, estacionamento, playground, além de ginásio poliesportivo, com área total de 5.691m² por praça, feito de acordo com base nas normas de acessibilidade.

“O programa ‘Mais Esporte e Lazer para todos’ é o maior investimento em praças esportivas do Maranhão nos últimos anos. A nossa missão é, por meio deste projeto, ampliar o acesso ao esporte e ao lazer, e gerar maior inclusão de pessoas por meio da prática esportiva” destacou Márcio Jardim.

Campeonato Maranhense de Futebol 2016

Na oportunidade, o governador Flávio Dino anunciará o apoio do Governo do Estado ao Campeonato Maranhense de Futebol 2016, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. Neste ano, o campeonato contará com oito clubes: Araioses, Cordino, Imperatriz, Maranhão Atlético, Moto Club, Sampaio Corrêa, Santa Quitéria e São José de Ribamar. As disputas acontecem a partir do próximo domingo, dia 24. Os dois times com melhores resultados durante as disputas serão os representantes do Maranhão na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste 2017.

“O nosso estado é uma potência na prática do futebol. Nossa intenção é incentivar ainda mais, ampliar o acesso a ele e apoiar os atletas locais, a fim de alcançar bons resultados em competições maiores”, enfatizou o secretário e esporte.

Secom

Nenhum comentário: