Compartilhe

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

DEMOCRACIA NA MÍDIA: MINISTRO DA SECOM REAFIRMA A CONCENTRAÇÃO DE VERBAS PUBLICITÁRIAS NA GLOBO E APOSTA EM REGIONALIZAÇÃO E INTERNET

O ministro da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República, Edinho Silva, foi direto ao ponto no tema central do debate sobre a democratização da comunicação no Brasil.

Questionado sobre os privilégios da Globo, destinatária de 54% do bolo publicitário do governo federal, Silva afirmou que esse critério vai continuar, é a regra do jogo e não há perspectiva de mudá-la.
Em outras palavras, o ministro disse que o governo é refém do esquema de poder do grande capital controlador dos meios de comunicação e não há meios de romper esse cenário.

A síntese de Edinho Silva foi apresentada no evento “Diálogos pela Comunicação”, realizado hoje à tarde, no Palácio dos Leões, com a participação do governador Flávio Dino, o secretário de Comunicação Robson Paz, os deputados federais Waldir Maranhão (PP) e Rubens Junior (PCdoB).

Na plateia, dezenas de profissionais de mídia e radialistas de emissoras comunitárias esperavam alguma resposta concreta ou pelo menos um atenuante sobre o excesso de dinheiro público distribuído pelo governo federal para a Globo.

De uma coisa não se pode reclamar: o ministro foi sincero ao justificar o status quo. “Eu poderia fazer um discurso radical e agradar a todos. Muitos gostariam que invertêssemos toda a lógica da distribuição das verbas publicitárias”, explicou.

PODER REGIONAL

Se no Planalto é difícil, no Maranhão é parecido. “Nós entendemos muito de coronelismo eletrônico. Ganhamos a eleição e governamos contra ele”, destacou o governador Flávio Dino.

Ocorre que, diferente de Lula e Dilma, que mantiveram os privilégios da Globo na distribuição das verbas publicitárias, o governo Dino faz uma engenharia para pulverizar os recursos.

Anuncia no Sistema Mirante, controlado pelo grupo Sarney, mas não exclui ou destrata os demais operadores da mídia.

No Maranhão há uma guerra dentro da regra. No governo Lula/Dilma há uma submissão total à regra.
Para compensar esse ajuste com os barões da mídia, o ministro Edinho Silva levanta o estandarte da regionalização e da internet.

Sua vinda ao Maranhão teve foco no fortalecimento da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), na perspectiva de ampliar as parcerias entre os governos federal e estadual, visando à produção e difusão de conteúdo. “A EBC sediada no Maranhão tem um papel estratégico na visibilidade da cultura regional e no incremento da comunicação pública”, enfatizou.

O ministro também aposta na Internet como plataforma de democratização. Nesse tópico, o governador Flávio Dino, destacado tuiteiro, sentiu-se à vontade para complementar o diálogo. Citando Norberto Bobbio, sobre democracia e publicidade, afirmou: “faço questão de que todos os maranhenses saibam das minhas ações e opiniões”.

No mais, o “Diálogo pela Comunicação” serviu para reafirmar perguntas e respostas óbvias, contando com a medida certa da sinceridade do ministro Edinho Silva. Ele tem boas intenções, é preparado, demonstrou conhecimento da sua missão e os limites da institucionalidade.

Só pecou quando disse, ao saudar os integrantes da mesa, que os maranhenses deveriam se orgulhar do deputado federal Waldir Maranhão (PP), por tudo que o parlamentar tem feito.

Menos, ministro, menos.

Nenhum comentário: