Compartilhe

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

CRISE NA UFMA REDUZ ATÉ A LIMPEZA DOS BANHEIROS

Bomba-relógio da UFMA foi anunciada pelo ex-reitor Natalino Salgado nos jornais
Ao final da sua gestão, o ex-reitor da UFMA, Natalino Salgado, ditou as manchetes de todos os jornais de São Luís, anunciando que a instituição estava com o funcionamento comprometido por falta de recursos.

O manchetômetro de Salgado foi um terremoto, porque até então ele se autoelogiava diuturnamente como o maior e mais importante reitor da UFMA em todos os tempos.

Depois de oito anos, Natalino passou a faixa para sua candidata eleita e empossada, Nair Portela, que só agora viu a real situação da UFMA.

CAOS NO CCSo
Fachada reformada do CCSo não reflete a realidade interna do prédio
No Centro de Ciências Sociais (CCSo), por exemplo, até o papel higiênico foi reduzido. A limpeza do prédio, onde funcionam 11 cursos, está seriamente afetada.

A situação do CCSo foi revelada em uma circular, enviada a todos os chefes de departamento e coordenadores de curso, apontando corte de pessoal e material.

Em síntese, a situação é a seguinte:

- A equipe de limpeza foi reduzida de 23 para 12 pessoas, nos três turnos.

- A quantidade do material de limpeza cobre apenas dois dias. Os demais são feitos apenas com água;

- Há uma cota de apenas 36 (trinta e seis) rolos de papel higiênico para atender durante toda a semana os 18 banheiros;

- A equipe da empresa que realiza a limpeza do CCSo não dispõe de sapatos, luvas, vassouras, rodos e panos de chão para desenvolver suas atividades;

A circular informa ainda que o CCSo não dispõe de papel para impressão ou xerox.

O centro também não tem café nem açúcar para atender à demanda.

DIREITOS VIOLADOS

A situação compromete a saúde dos trabalhadores da manutenção e configura violação de direitos. Sem equipamentos de proteção, os terceirizados da limpeza se submetem à faxina dos banheiros desprovidos de segurança para manipular detritos.

Indiretamente, a situação dos banheiros atinge professores, servidores administrativos e estudantes, que ficam sujeitos à contaminação dos ambientes.

A escassez de recursos humanos e material chega até a comprometer o funcionamento do CCSo e pode prejudicar o calendário escolar.

O mar de prosperidade da UFMA agora tem outra tonalidade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Então a situação esta melhor que no CCH, pois não temos: papel higiênico, lixeiras com saco plastico, banheiros sem o minimo de limpeza pois os mesmo estão sujos, água para lavar as mãos e nem água nos bebedores para os alunos...
Não devemos atribuir esse descaso com a instituição devido ao cortes da educação, mais sim as obras com valores muito acima do orçamento e o elefante branco da biblioteca que esta com 5 funcionário trabalhando em uma obra daquela dimensão.
A culpa e da gestão anterior que teve a visão de uma instituição publica federal de luxo, fazendo tudo que queria sem ouvir a comunidade discente e docente.