Compartilhe

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

FAPEMA CONCEDE BOLSAS PARA MESTRANDOS E DOUTORANDOS

Investimento em capacitação será de R$ 4 milhões

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), está com edital aberto para a concessão de bolsas para mestrandos e doutorandos.  Os recursos de R$ 4.104 milhões são voltados, prioritariamente, para estudantes e pesquisadores de programas que não sejam contemplados pelas instituições de Ensino Superior sediadas no Maranhão.

O Edital nº18/2015, publicado na página da Fapema, traz o cronograma completo do processo de seleção. Os interessados têm até o dia 13 deste mês para realizar as inscrições online. Segundo o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré, “essas bolsas dão o apoio para que os pós-graduandos se especializem em áreas que ainda não são ofertadas no Maranhão e possam trazer esse conhecimento para cá. O retorno que pedimos é esse”.

Estão inclusas bolsas de mestrado com duração de 24 meses, e de doutorado, dentro e fora do Brasil, com duração de 48 meses. É exigido que os programas de pós-graduação sejam credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com conceito igual ou superior a três.

Os candidatos aprovados deverão apresentar um relatório semestral com as atividades de pesquisa e seu desempenho. O início da vigência das bolsas está previsto para fevereiro de 2016.

Agência Secom

Nenhum comentário: