Compartilhe

sábado, 10 de outubro de 2015

HOJE: CONCERTO DE MÚSICA MEDIEVAL NA FEIRA DO LIVRO

Duo DVCTIA apresenta concerto de música medieval na FeliS
Músicos Lenora Mendes e Marcio Selles, do DVCTIA, fazem apresentação na FeliS
O duo de música medieval DVCTIA é uma das atrações da Feira do Livro de São Luís (FeliS) neste sábado, 10, às 20h. Formado pelos músicos Márcio Paes Selles e Lenora Pinto Mendes, o conjunto se apresenta no hall do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande).

O concerto é uma homenagem à cidade de São Luís e à patrona da FeliS de 2015, a historiadora Lourdinha Lacroix.

Márcio Selles e Lenora Mendes são alguns dos músicos brasileiros mais fundamentados neste gênero musical. Eles integram também o Música Antiga da Universidade Federal Fluminense, grupo formado, no começo dos anos 80, em Niterói (RJ), e que já se apresentou por duas vezes em São Luís, na programação do Festival de Música Barroca de Alcântara.

No repertório desta noite, a dupla vai interpretar principalmente composições que resgatam as raízes medievais que formaram a base das tradições populares que ainda hoje estão presentes na música do Nordeste brasileiro.

De acordo com o grupo, as tradições medievais se mantiveram na cultura popular nordestina por meio de três aspectos. O primeiro são as escalas modais, que formavam o esqueleto musical do canto gregoriano e se perpetuaram nas melodias populares tanto na Península Ibérica quanto no Brasil. Até os dias de hoje vemos os cantadores utilizando, em suas cantorias, escalas de origem medieval.

Outra herança são as formas poéticas tais como o romance e as cantigas, que tiveram origem na Idade Média e vieram com os colonizadores se perpetuando nas poesias de cordel do Nordeste brasileiro.

Existe, ainda, a temática cortês dos romances antigos que tratam basicamente de amores não correspondidos e que deixou sua marca nos romances cantados no Nordeste brasileiro, preservados pela tradição oral.

Alguns dos temas previstos para o espetáculo são “Divinum mistério” (anônimo séc. XIV), “Verbum Caro” (anônimo séc. XIII), “Santa Maria strela do dia” (Alfonso X - séc. XIII), “Juliana e D. Jorge” (tradicional - Rio Grande do Norte), “Vida e morte” (tradicional - Goiás), “A la una yo Naci” (anônimo - tradição oral)

SEBASTIANISMO

O programa do DVCTIA também contemplará canções que fazem referência ao mito do Rei Sebastião. Recentemente, os músicos participaram de um espetáculo da Companhia Mariocas da Casa do Maranhão do Rio de Janeiro, com toadas de tambor de mina sobre o tema.

OS MÚSICOS

Márcio Paes Selles é doutor em História pela Universidade Federal Fluminense-UFF em 2005, mestre em Música Antiga pelo Sarah Lawrence College (New York - USA). Canta e toca viola da gamba, flautas, entre outros instrumentos. Gravou CDs com o Música Antiga da UFF e com o extinto grupo Longa Florata.

Ele também desenvolve um importante trabalho social em Niterói, tendo fundado a Orquestra de Cordas da Grota, em 1995, ensinando flauta doce e violino a crianças e jovens da comunidade da Grota. Com esse grupo já excursionou em Portugal, em 2001, e pela América Central em 2008. É também coordenador de música do Centro de Artes UFF desde 2012.

Lenora Pinto Mendes é doutora em História pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em música medieval e renascentista pelo Sarah Lawrence College em Nova York (EUA). É formada em Educação Artística com habilitação em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Integra o Conjunto de Música Antiga da UFF desde a sua fundação. Participou também do Longa Florata.

SERVIÇO

Concerto do grupo de música medieval DVCTIA

Quando: Sábado, 10, às 20h.

Local: Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande).

Entrada franca


A apresentação faz parte da programação da FeliS

Nenhum comentário: