Compartilhe

domingo, 25 de outubro de 2015

APRUMA REPUDIA COBRANÇA DE TAXAS E MENSALIDADES NA PÓS-GRADUAÇÃO

O processo de privatização da Universidade pública caminha a passos largos. Na Câmara dos Deputados, já foi aprovada em primeiro turno a proposta de cobrança de mensalidades nos cursos de extensão, pós-graduação latu sensu e mestrados profissionais.

O texto aprovado é de autoria do deputado Cleber Verde (PRB). Dos 18 parlamentares federais do Maranhão, apenas dois - Eliziane Gama (Rede) e Rubens Junior (PCdoB) - votaram contra a cobrança de mensalidades.

Veja a nota de repúdio da Associação dos Professores da UFMA (Apruma – seção sindical do Andes) e ao final a lista de votação com o posicionamento dos parlamentares do Maranhão:

NOTA DE REPÚDIO

A Diretoria da APRUMA-SS vem a público repudiar a aprovação da PEC 395/2014, em primeiro turno, na Câmara Federal no dia de ontem. O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Cleber Verde (PRB-MA), à proposta de autoria do deputado Alex Canziani (PTB-PR) e autoriza a cobrança, pelas universidades públicas, de taxas e mensalidades de cursos de extensão, pós-graduação latu sensu e mestrados profissionais.

Tal aprovação significa o fim da gratuidade da educação pública e aprofunda o processo de privatização e mercantilização da educação e do conhecimento. Defendemos a educação pública, gratuita, de qualidade, socialmente referenciada, laica e como um DEVER do Estado e não apenas como um serviço a ser oferecido a quem pode pagar.

Assim votaram os deputados federais do Maranhão:

A FAVOR DA COBRANÇA DE TAXAS E MENSALIDADES:

Alberto Filho (PMDB)

Aluisio Mendes (PSDC)

André Fufuca (PEN)

Cleber Verde (PRB)

Hildo Rocha (PMDB)

João Marcelo Souza (PMDB)

João Castelo (PSDB)

José Reinaldo (PSB)

Júnior Marreca (PEN)

Juscelino Filho (PRP)

Rosângela Curado (PDT)

Victor Mendes (PV).

VOTARAM CONTRA:

Eliziane Gama (Rede)

Rubens Pereira Júnior (PCdoB).

AUSENTES

Pedro Fernandes (PTB)

Sarney Filho (PV)

Waldir Maranhão (PP)

Zé Carlos (PT)

São Luís, 22 de outubro de 2015.
A Diretoria.

Nenhum comentário: