Compartilhe

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

‘SEMINÁRIO DE RÁDIOS COMUNITÁRIAS’ TEM REPRESENTANTES DE 40 MUNICÍPIOS MARANHENSES INSCRITOS

Comunicadores populares de 40 municípios participarão do ‘Seminário de Rádios Comunitárias’ que acontecerá sexta-feira (25) e sábado (26). O evento, que pretende qualificar profissionais da área para disputar os editais de concessão do novo Plano Nacional de Outorgas (PNO) para emissoras comunitárias, envolverá, além de 29 cidades contempladas no PNO, 11 municípios de menor IDH do estado.

O evento é realizado pela Secretaria de Assuntos Políticos e Federativos (SEAP) e Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom), em parceria com o Ministério das Comunicações e a Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço). E terá como tema ‘Orientações para Novas Outorgas’, a fim de assegurar que os 40 municípios participem da seleção e consigam garantir a abertura de novas emissoras.

Negligenciada há anos, garantir a participação de cidades do Plano ‘Mais IDH’ no seminário, é assegurar a oportunidade de comunicação de qualidade nos municípios que tem pouco acesso à informação. “Ao apoiar a radiodifusão comunitária e estimulá-la o governador Flávio Dino reafirma o compromisso com a democratização da comunicação como condição fundamental para a democratização cada vez maior do estado e da sociedade”, destacou o secretário de Estado de Assuntos Políticos e Federativos, Márcio Jerry.

A professora doutora de Rádio e TV, Rose Ferreira, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), afirma que este pode ser um importante momento para reflexão do papel das rádios comunitárias. “A capacitação é fundamental no sentido de entender o que são as rádios comunitárias. Tem a função primeira de fazer com que as pessoas envolvidas nesse processo compreendam que são participantes de um processo comunitário”, destacou a professora Rose. 

Além da participação de comunicadores populares, o evento terá a participação de acadêmicos e professores de cursos de Comunicação Social das universidades. O Departamento de Comunicação Social da UFMA e a direção da Faculdade Estácio de Sá confirmaram participação no evento.

Mesas temáticas

Apenas os comunicadores populares inscritos, dos 40 municípios, poderão participar dos dois dias de evento. No entanto, o painel de abertura ‘Caminhos para uma Comunicação Democrática no Maranhão’, ministrado pelo governador Flávio Dino e o secretário Emiliano José, da Secretaria Nacional de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações será aberto ao público.

O painel iniciará às 14h, no teatro João do Vale. Em seguida, será disponibilizado um ônibus para conduzir os participantes inscritos no Seminário para o Hotel Premier, onde ocorrerão as demais atividades e debates do evento, durante os dois dias.

Participarão do encontro, os 29 municípios contemplados para obter outorgas de novos serviços de radiodifusão no Maranhão: Água Doce, Aldeias Altas, Alto Parnaíba, Amarante, Balsas, Barão de Grajaú, Cajari, Campestre, Codó, Colinas, Grajaú, Itapecuru, Itinga do Maranhão, Lago do Junco, Maracaçumé, Matões, Olho d’Água das Cunhãs, Paço do Lumiar, Penalva, Pio XII, Presidente Juscelino, Sambaíba, Santa Quitéria, Santo Amaro, São João Batista, São Luís, Tasso Fragoso, Timon e Tutóia.

Participam também representantes de 11 municípios do Plano Mais IDH: Afonso Cunha, Água Doce do Maranhão, Aldeias Altas, Araiose, Cajari, Centro Novo do Maranhão, Lago Grande do Maranhão, Marajá do Sena, Santana do Maranhão, São Raimundo do Doca e Santo Amaro.

Nenhum comentário: