Compartilhe

domingo, 26 de julho de 2015

PERDEMOS O EDUCADOR VITO GIANOTTI

Este domingo foi de despedida para os amigos e familiares do jornalista e educador Vito Gianotti, um italiano que escolheu o Brasil para viver e trabalhar.

Giannotti era, acima de tudo, um militante. Chegou no Brasil ainda jovem, trabalhou como metalúrgico, foi sindicalista e enfrentou a ditadura militar.

Gianotti e sua esposa, a jornalista Claudia Santiago, fundaram o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), entidade especializada em comunicação popular e sindical.

Era também proprietário da livraria Antonio Gramsci e escreveu vários livros sobre mídia, política e linguagem jornalística.

Vito e Claudia idealizaram e ministraram, durante muitos anos, os cursos de formação para centenas de jornalistas dos movimentos sociais em todo o Brasil.

Eles vieram ao Maranhão várias vezes, convidados pelos sindicatos, para realizar cursos de capacitação sobre comunicação.

Vito preocupava-se com a linguagem hermética dos sindicalistas. Sempre dizia que era preciso falar e escrever de forma objetiva e clara, sem os vícios do "sindicalês" e do "juridiquês".

Eu aprendi muito com Vito e Claudia. Devo a eles parte da minha formação de jornalista e militante.

Diferente da maioria dos militantes de esquerda, que estão sempre carrancudos, Vito era alegre.

Talvez por isso tenha morrido de causas naturais.

Nenhum comentário: