Compartilhe

quinta-feira, 16 de julho de 2015

INTERCOM REPUDIA CORTE DE VERBAS PARA PESQUISA

NOTA DE REPÚDIO

A INTERCOM, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, vem unir-se à outras entidades científicas da área, e manifestar seu extremo descontentamento e preocupação com o impacto da adoção de políticas restritivas no campo do financiamento da educação e da pesquisa. Reunidos no Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, representantes de diversas sociedades científicas desse campo encaminharam no Encontro da SBPC, realizado em São Carlos, um pedido de revisão de tais medidas e de apresentação de um cronograma de desembolsos orçamentários até o final do ano.

A redução de 75% nas verbas de custeio dos programas PROAP, Programa de Apoio à Pós-Graduação e PROEX, Programa de Excelência Acadêmica, informada na última semana por meio de ofício da CAPES encaminhado aos dirigentes de universidades, coloca em risco o processo de transformação de nosso país por meio do ensino e da investigação científica, que caracterizariam a Pátria Educadora, diretriz do governo federal. Esse tipo de intervenção impede a continuidade da transformação que nos anos recentes tem contribuído para a redução das desigualdades e conquista da cidadania por significativa parcela da sociedade.

Criada em 1977, a INTERCOM, maior sociedade científica da área de Comunicação da América Latina, tem como foco a troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais, e o estímulo ao desenvolvimento da produção científica, também interdisciplinar. Com esses propósitos suas ações voltam-se à doutores e mestres, à pesquisadores ainda em processo de formação, sobretudo na pós-graduação, mas também incluindo alunos e recém-graduados.

Com sócios em todos os estados brasileiros, a INTERCOM tem percebido em seus congressos regionais (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) e, sobretudo, no congresso nacional, a consolidação do campo científico em Comunicação em nosso país, com o aumento do número e da qualidade das pesquisas desenvolvidas em diferentes instituições de ensino.

É esse ciclo virtuoso que encontra-se ameaçado face à redução de editais e verbas destinadas ao ensino e à pesquisa, tanto por meio da CAPES quanto do CNPq. No caso das verbas de custeio dos programas de pós-graduação, a limitação à apenas 1/4 da dotação orçamentária inicialmente prevista, anunciada em Julho, merece especial atenção, na medida em que impossibilita que o conhecimento produzido em diferentes programas e regiões do país possa ser publicizado, como determinam os princípios do bom serviço público, e colocam em risco a continuidade das pesquisas em curso.

Assim, a INTERCOM, repudia firmemente tal política de redução orçamentária. Em que pesem os esforços que toda a sociedade brasileira tem feito, face ao momento de ajuste financeiro, vimos solicitar à Presidência da República, e às autoridades do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência e Tecnologia, a reavaliação dos cortes anunciados, que já paralisam o ensino e a pesquisa em importantes centros de referência, e transformação do país pelo conhecimento.

São Paulo, 15 de julho de 2015

Profa. Dra. Marialva Barbosa
Presidente da Intercom

Nenhum comentário: