Compartilhe

segunda-feira, 27 de julho de 2015

FLÁVIO DINO, EDIVALDO HOLANDA JUNIOR E A LEI DE ZONEAMENTO

Holanda Jr e Flávio Dino: parceria não chegou à revisão da Lei de Zoneamento
As caixas de email dos jornalistas estão cheias de releases do programa Mais Asfalto, criado pelo governo e aplicado em todo o Maranhão. Em São Luís, a pavimentação e as operações tapa-buracos visam reeleger o prefeito Edivaldo Holanda Junior (PTC).

A parceria entre o governador Flávio Dino (PCdoB) e o prefeito vai atenuar a buraqueira na cidade, mas o diálogo entre as duas administrações precisa avançar muito.

Chamo atenção especial à revisão da Lei de Zoneamento, com apenas 15 audiências em curso, sem qualquer participação popular nem das instâncias do governo que obrigatoriamente deveriam acompanhar as mudanças no Plano Diretor de São Luís.

A revisão da Lei de Zoneamento é feita para atender aos interesses dos especuladores imobiliários (Sinduscon) e da Federação das Indústrias (Fiema), ambos interessados em ocupar os espaços da cidade com os seus empreendimentos altamente lucrativos.

O Sinduscom, por exemplo, faz lobby nas audiências públicas para aumentar o número de andares (gabarito) dos prédios de apartamento e comerciais.

Isso ocorre sem qualquer diálogo entre a Prefeitura a Companhia de Saneamento Ambiental (Caema).

A cidade será inflada com novos prédios, mas não existe projeto de mobilidade ou de saneamento. Também não há plano de drenagem.

Os novos condomínios vão despejar os esgotos onde? Qual o diálogo entre os empreiteiros e a Caema?

Isso sequer foi citado nas audiências públicas da revisão da Lei de Zoneamento.

A tão festejada parceria entre o governador e o prefeito para asfaltar a cidade não se estende às outras dimensões do uso e ocupação do solo urbano.

Por enquanto, só tem Mais Asfalto!

Um comentário:

Anônimo disse...

estou enviando arquivo sobre a carta brasileira da paisagem da qual participei da elaboração e meus comentários enumerados sobre a revisão da LZUOSSL, abs