Compartilhe

sexta-feira, 26 de junho de 2015

QUEM FINANCIA O SIND UFMA? A REITORIA PODE FINANCIAR UM SINDICATO?

Texto do Comando de Greve UFMA 2015
SIPAC registrou pagamento de diárias para evento do PROIFES

Causa espanto o pretenso Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Maranhão, mais conhecido como SIND UFMA, ter seus materiais de propaganda, reuniões e passagens/diárias financiados, se não tem fonte de receita para tanto.

Se não pode cobrar sistematicamente de docentes da UFMA porque não tem registro sindical (certamente não obterá qualquer resposta nos próximos 3 anos já que se encontra na posição 2.085 da fila de espera para avaliação do Ministério do Trabalho e Emprego), se pergunta aos seus diretores:

1)    Quem paga os materiais de propaganda (banner, adesivo de lapela, adesivo de carro, bloco de notas, cartaz e folder) que temos visto no campus? Será que as agências de publicidade e gráficas estão trabalhando de graça?

2)    Quem pagou o coffee-break da reunião do SIND UFMA de 05/12/2015 realizada no Centro Pedagógico Paulo Freire?

Por sua vez, a Reitoria da UFMA solicitou a emissão de passagem a um diretor desse pretenso sindicato para o X Encontro Nacional do PROIFES, realizado no período de 31 de julho a 4 de agosto de 2014 (está no SIPAC). 

E a UFMA AINDA pagou diárias (totalizaram R$ 1.120,94) a esse diretor para o referido encontro (está no Portal Transparência do Governo Federal).

Você sabia que isso é ILEGAL e pode gerar processos judiciais e administrativos para quem autorizou e para quem foi destinatário desses recursos?

Por que essa mesma Reitoria solicitou a liberação de passagem para outro professor-diretor do SIND UFMA em fevereiro de 2014 sem discriminar a atividade acadêmica a ser realizada (também pode ser verificada no SIPAC)? Nessa mesma viagem esse professor-diretor e o Reitor foram vistos em um hotel em Brasília.

Isso mostra que não tendo conseguido “tomar” a APRUMA via eleição, a Administração Superior busca controlar o movimento sindical docente na UFMA via PROIFES, que nunca foi reconhecido como legítimo representante dos docentes das universidades federais pelo Ministério do Trabalho e Emprego e pelo Superior Tribunal de Justiça. Legalmente, quem representa os docentes das universidades federais é o ANDES–Sindicato Nacional!

O SIND UFMA e a Reitoria devem explicações à comunidade acadêmica!

Nenhum comentário: