Compartilhe

domingo, 21 de junho de 2015

IMPERATRIZ: LITERATURA NA TELA

Mostra realizada na UFMA celebra livros que viraram filmes
Adaptação da obra de José Saramago será um dos filmes exibidos na mostra
Vai ser realizada, entre os dias 22 e 26 de junho, a Mostra Cinema e Literatura, no auditório da UFMA, Campus Centro, em Imperatriz. Os filmes serão exibidos sempre às 16 horas, com uma pequena palestra antes.

A ideia surgiu dentro da disciplina “Cultura e Literatura Brasileira”, do Curso de Jornalismo, como uma forma de se destacar alguns livros que viraram filmes. “A intenção é festejar livros que foram homenageados com uma produção em filme e ainda aguçar a curiosidade das pessoas sobre essas obras, que já viraram clássicos”, afirma o professor Marcos Fábio Belo Matos, organizador da mostra.

Serão exibidos cinco filmes. A mostra abre na segunda-feira, com “A Cartomante”, filme baseado no conto de Machado de Assis. Na terça-feira, será exibido “Vidas Secas” filme que retrata o romance de Graciliano Ramos. Na quarta-feira é a vez de “O Cheiro do Ralo”, que traz para a telona a narrativa de Lourenço Mutarelli. Na quinta-feira será a vez de “O Amor nos Tempos do Cólera”, baseada na obra de Gabriel Garcia Marquez. E, fechando a mostra, vai ser exibido o filme “Ensaio sobre a Cegueira”, festejado como um ótima transposição do romance do premiado José Saramago.

Antes de cada sessão, será feita uma pequena abordagem sobre o livro que gerou o filme, para os espectadores poderem melhor entender a trama.

A mostra é aberta à comunidade em geral e, em especial, é direcionada aos alunos de todos os cursos da UFMA. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário: