Compartilhe

quinta-feira, 11 de junho de 2015

IMPERATRIZ: ESTUDANTES DE JORNALISMO REPUDIAM COBERTURA SENSACIONALISTA

Ainda repercute em Imperatriz a posição dos estudantes do Curso de Jornalismo da UFMA sobre a abordagem de uma parte da mídia local na cobertura da morte de uma estudante.

Em nota (leia abaixo), os estudantes criticam o enfoque sensacionalista e reivindicam o respeito ao Código de Ética dos Jornalistas.

NOTA DE REPÚDIO

Os estudantes de Jornalismo da UFMA-Imperatriz tornam público o repúdio à postura de parte da imprensa local, em relação à cobertura de assuntos de morte e violência urbana.

O desrespeito aos Direitos Humanos e ao Código de Ética profissional tem sido prática recorrente da imprensa desta cidade. Em especial, destacamos o caso da cobertura da morte de uma colega do nosso curso.

Há um consenso entre os profissionais de Jornalismo de não noticiar suicídio, por uma questão ética. A atitude assumida por algumas pessoas da imprensa, motivadas pela busca da audiência e do aumento de acessos a blogs, fere o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, que assim declara no Capítulo III: Art. 11. “O jornalista não pode divulgar informações: II - de caráter mórbido, sensacionalista ou contrárias aos valores humanos, especialmente em cobertura de crimes e acidentes”. E ainda no Capítulo II, Artigo 6º, em que declara que é dever do jornalista: “VIII - respeitar o direito à intimidade, à privacidade, à honra e à imagem do cidadão.”

Além disso, repudiamos o modo parcial e pouco profissional como o assunto foi abordado, uma vez que as motivações do indivíduo que comete suicídio são íntimas e particulares.

Estudantes de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão.

Nenhum comentário: