Compartilhe

segunda-feira, 4 de maio de 2015

APRUMA: SOLIDARIEDADE AOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DO PARANÁ

Em nota, a Associação dos Professores da UFMA (Apruma/SN) manifesta sua posição sobre a luta dos docentes no Paraná.

Temos assistido às sucessivas greves de professores da rede da educação básica, como no Pará, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Pernambuco e Amapá.  Estas mobilizações sinalizam para a urgência de uma unidade de todos aqueles que percebem que só conseguiremos efetivamente prioridade para a educação com investimentos, planos de cargos e carreiras estruturados, escolas com condições de trabalho, num exercício de democracia efetivamente comprometido com a qualidade da educação. 

Fruto desses ventos de luta, no dia 23 de abril de 2015 os professores do Estado do Paraná assistiram a um dos atos mais bárbaros cometidos contra a sua categoria. O governador Beto Richa, do PSDB, e seu secretário de Segurança Pública, Fernando Francischini, autorizaram o uso da violência policial, incluindo a utilização de cães ferozes, contra os educadores e educadoras que se encontravam em frente à Assembleia Legislativa daquele Estado, protestando contra o projeto de lei que alterava a previdência, em mais um sistemático ataque aos direitos dos trabalhadores do serviço público do Paraná. Tal atitude é sintomática de um governo que se exime de sua responsabilidade relativa à educação pública, percebendo-a somente sob o ângulo da despesa e não do investimento. 

É absurdamente repulsivo que sucessivos governos, tanto na esfera federal, através da tentativa de criação de outro sindicato visando acabar com o movimento docente autônomo e independente de luta; como na esfera estadual, com a criminalização, humilhação e repressão dos trabalhadores da educação, ainda teimem em jogar a crise financeira nas costas destes, disfarçando suas manobras com um pretenso discurso de maior eficiência e responsabilidade no uso dos recursos públicos. A “Pátria Educadora” não se efetiva sem que antes se priorizem verbas para educação e para seus trabalhadores. A retirada de direitos segue na contramão desse lema, que a cada dia mais se revela como um lema sem lastro em atitudes e decisões de fato comprometidas com a cidadania do povo brasileiro. 

Sendo assim, a Diretoria da Apruma-SS, seção sindical do Andes-SN na UFMA vem se solidarizar com os trabalhadores e trabalhadoras do Paraná, que heroicamente enfrentaram a truculência do governo do PSDB do Paraná e deram mais uma aula de cidadania e dignidade. Aproveitamos para repudiar a ação da PM que, a mando do governo do Estado, com exceção de uma honrosa minoria que se recusou a participar de tão abjeta ação, deixou um rastro de mais de 170 educadores e educadoras feridos, alguns gravemente.

Diretoria da Apruma-SS
Gestão  2014-2015

Nenhum comentário: