Compartilhe

terça-feira, 28 de abril de 2015

SÃO LUÍS: POLUIÇÃO SONORA EM DEBATE

Sem controle, caminhonetes forrozeiras tocam em qualquer lugar da cidade
A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), em parceria com o Uniceuma, realiza o I Fórum sobre Ruídos em Áreas Urbanas de São Luís, que acontece nesta quarta-feira (29), às 19h, no Auditório Josué Montelo, localizado na rua Josué Montello, n° 1, Renascença II.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Marco Diniz, durante o fórum será iniciada uma das faces do projeto "Carta Acústica de São Luís", que objetiva mapear e monitorar a intensidade da emissão de sons dentro de áreas urbanas estabelecidas pelo projeto, o que minimizará a poluição sonora da capital.

“De acordo com estudos recentes, qualquer ruído que cause incômodo nas pessoas pode ser considerado poluição sonora. Para combater esse problema, todos os municípios do país têm como respaldo as leis federais para impedir esse tipo de poluição. E exatamente essa a nossa proposta com o fórum sobre ruídos em áreas urbanas”, destaca Marco Diniz.

A palestra principal do fórum será “Impacto Proveniente do Ruído Urbano”, com a professora Raquel Façanha, coordenadora do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Ceuma. A “Carta Acústica de São Luís” será apresentada pelo professor Sérgio Silva, coordenador dos Ciclos Básicos das Engenharias.  O secretário de Meio Ambiente de São Luís, Marco Aurélio Diniz, fará a abertura do evento, de acordo com a programação prevista.

Ainda no evento, a professora Raquel Façanha, coordenadora do Curso de Fonoaudiologia do Uniceuma, fará palestra abordando o tema o "Impacto Proveniente do Ruído Urbano".

Também participam do Fórum o Ministério Público Estadual, Assembleia Legislativa, Câmara de Vereadores de São Luís, Universidade Federal do Maranhão, Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Instituto Federal do Maranhão (Ifma), Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MA), Delegacia de Costumes, Delegacia de Meio Ambiente e o Centro Integrado de Polícia e Segurança (Ciops).

Nenhum comentário: