Compartilhe

terça-feira, 28 de abril de 2015

CASA D’ARTE APRESENTA: MalDitos EmCantos

Solos musicais + Exposição + Poesia + Discotecagem

30 de abril, no Casa d’Arte Centro de Cultura
 
Cesar Teixeira
Inspirado no movimento dos escritores e “poetas malditos” franceses, a Noite Cultural “MalDitos EmCantos”, que acontecerá no próximo dia 30 de abril (véspera de feriado), no Casa d’Arte Centro de Cultura, é uma celebração aos MalDitos maranhenses. São poetas da música, da escrita, da imagem, da oralidade, da sonoridade. São compositores de uma poesia marginalizada, transgressora, vanguardista, contracultura e maldita.

Serão seis solos musicais, um recital de poesias, uma exposição/instalação fotográfica e discotecagem com músicas de “outros malditos”.
 
Luis Lima
Solos musicais: BETO EHONGUE, MARCOS MAGAH, SANTACRUZ, LUIS LIMA, ERIVALDO GOMES e CÉSAR TEIXEIRA .

Poesias recitadas: CELSO BORGES.

Exposição: "Dos Dias em que a ausência é marca" de DINHO ARAUJO

Discotecagem: HUGO BODANSKY

Produção Artística: WAGNER HEINECK

O evento faz parte do PROJETO NO CAMINHO DO FAROL, que é uma parceria entre o Casa d’Arte Centro de Cultura e o Instituto Maranhão Sustentável, no qual visa  possibilitar um conjunto de atividades sociopedagógicas e culturais a serem realizadas simultaneamente em espaço de cultura na Região Metropolitana de São Luís, na Raposa, viabilizando-o como espaço permanente para produção, exposição e fruição de bens culturais e históricos do município e região, oferecendo à comunidade oportunidades de entretenimento e informação.
 
Celso Borges
POETAS MALDITOS

Arthur Rimbaud, Charles Baudelaire, Paul Verlaine, Stéphan Mallarné, William Blake, Allen Ginsberg, Jack Kerouac, Charles Bukowski, Sousândrade, Paulo Lemisnki, Alice Ruiz, Jorge Mautner, Ferreira Goulart, entre outros, são alguns dos malditos de diferentes épocas e nacionalidades.

Segundo o artigo “Os poetas malditos e sua influência no século XX” de Florentina Vivas:

“As duas grandes figuras deste movimento foram Arthur Rimbaud e Charles Baudelaire junto a um grupo de brilhantes poetas: Paul Verlaine, Stéphan Mallarmé, Tristán Corbière, Jules Laforgue e Charles Cros. Com eles, nasceu também o mito do artista boêmio, decadente e profundamente crítico em relação à sociedade de seu tempo, questionando os gostos sociais e a industrialização do momento. Foram OS POETAS MALDITOS. Esta expressão foi, na verdade, criada por Paul Verlaine; foi ele quem, em 1884, publicou uma série de esboços biográficos de um grupo de poetas simbolistas.
 
Beto Ehongue
A partir dos poetas malditos dos finais do século, que são aqueles que fundaram as bases das futuras vanguardas, rompe-se a conexão entre autores e leitores; entre o artista de vanguarda e sua sociedade. O divórcio com o grande público (a burguesia) que não queria ser questionada até que os poetas malditos expressassem uma nova sensibilidade, anuncia também a separação entre arte e sociedade, já que não se sentiam representados pela sociedade burguesa desse tempo. Essa nova sensibilidade conduziu a experimentação de “novas formas” que aceleraram um processo de ruptura linguística como “o verso livre”.

Frente ao sonho cientificista que imperava, os poetas malditos concebem a vida como mistério e dividem-se entre o desejo de felicidade, beleza e perfeição e a descida ao inferno da existência e da consciência humana. Assim, a arte, mais que um reflexo da realidade exterior, deve ser dessa outra, interior e mais profunda. Mais que retrato, deve ser canto, reflexão, POEMA.”
 
Marcos Magah
SERVIÇO:

Evento: MalDitos EmCantos
(Solos musicais + Exposição + Poesia + Discotecagem)

Com BETO EHONGUE, MARCOS MAGAH, SANTACRUZ, LUIS LIMA, ERIVALDO GOMES, CÉSAR TEIXEIRA e CELSO BORGES (poesia)

Exposição: "Dos Dias em que a ausência é marca" de DINHO ARAUJO

Discotecagem: HUGO BODANSKY

Produção Artística: WAGNER HEINECK

Arte gráfica: Andrezza Brasil

Realização: Casa d'Arte Centro de Cultura e Instituto Maranhão Sustentavel

DIA 30 de Abril às 21h (Quinta-feira - véspera de feriado)

Ingressos para o Show: R$ 20,00 / Meia: R$ 10,00

(No Casa D'Arte, ARTISTA paga só meia!!!)

Informações: Oi: (98) 98702-6894

Local: CASA D'ARTE - CENTRO DE CULTURA
Rua do Farol do Araçagy, 9 - Raposa/MA - Brasil
Facebook: Casa d'Arte Centro de Cultura

Nenhum comentário: