Compartilhe

segunda-feira, 23 de março de 2015

GLOBO & PT: ENTRE TAPAS E BEIJOS

Qualquer estudante dos primeiros períodos do curso de Comunicação conhece a história e o papel das Organizações Globo no cenário político brasileiro.

Todos sabem, por exemplo, como foi a edição do debate eleitoral de 1989: os melhores momentos de Collor e os piores momentos de Lula.

Beneficiada pelo nebuloso acordo com o grupo norte-americano Time Life, a Globo é a velha senhora da ditadura militar e das elites que se sucederam no poder.

Uma das principais fontes de renda do império midiático da família Marinho vem das verbas publicitárias do governo federal.

Uma verdadeira fortuna é distribuída anualmente pelo governo às empresas de comunicação, mas a Globo sempre abocanha mais da metade da bolada.

PRIVILÉGIOS TUCANO E PETISTA

Foi assim em todos os governos, inclusive nas gestões de Lula e Dilma, tão generosos com a Globo.

Nascido e criado no discurso de democratização da comunicação, o PT, quando chegou ao poder, não tomou nenhuma providência para diminuir o repasse de verbas publicitárias para a Globo.

Basta observar o quadro ilustrativo, feito com as informações disponibilizadas pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República,, compilados pelo jornalista Fernando Rodrigues.

A Globo abocanhou, sozinha, 54% das verbas publicitárias do governo federal no período de 2000 a 2012, incluindo o período petista, iniciado no primeiro mandato de Lula (2003).

Quase R$ 6 bilhões foram repassados à família Marinho em 12 anos (clique na imagem para ampliar).

A máquina de manipulação global, criticada pelos petistas, se alimenta do dinheiro público pago pelos governos do PT.

Ao longo de 9 anos, de 2003 a 2012, Lula e Dilma não fizeram um movimento sequer para mudar o modelo concentrador dos oligopólios midiáticos.

CONFERÊNCIA PARA NADA

Apesar de ter convocado a I Conferência Nacional de Comunicação, o governo Lula não adotou nenhuma das 600 proposições aprovadas em infindáveis debates envolvendo a sociedade civil, o poder público e o setor privado que participaram da conferência.

Durante os governos Lula e Dilma, o tratamento dado às rádios comunitárias foi o pior possível, enquanto a Globo se empanturra com as verbas publicitárias pagas pelo PT.

Diante disso, chega a ser ridícula a catilinária petista nas redes sociais, acusando os jornalistas da Globo de manipularem as notícias.

É preciso deixar claro que:

William Bonner não mandou os aloprados do PT esconderem dinheiro na cueca.

Alexandre Garcia não orientou José Dirceu a prestar consultoria às empreiteiras do esquema da Petrobras.

A indicação de Renato Duque para a Petrobras foi obra do PT e não de William Wack.

As alianças espúrias do PT não foram recomendadas pelo departamento de Jornalismo global.

O Jornal Nacional não mandou Lula e Dilma virem ao Maranhão anunciar o estelionato eleitoral da refinaria de Bacabeira, apenas para beneficiar a candidatura de Roseana Sarney a governadora.

O prefeito petista de São Sebastião do Alto (RJ), preso em flagrante recebendo propina, é fruto da degeneração ética da legenda. Ele não foi criado nem inventado pela usina de maquiavelismo global.

LEITE DERRAMADO

Portanto, antes de achincalhar os apresentadores e comentaristas da Globo, os petistas deveriam se queixar a Lula e Dilma, os patrocinadores do império midiático que alimenta os protestos anti-PT.

Depois de 13 anos no poder, o PT nunca demonstrou qualquer avanço na perspectiva de democratizar a comunicação.

Pelo contrário. O partido engorda os privilégios da elite midiática e é responsável sim pela manutenção do monopólio e dos privilégios dos barões da mídia.

Acusado de Partido da Imprensa Golpista (PIG), a mídia dominante é financiada pelo PT, que paga para apanhar.

O resto é choro de militante derrotado nas redes sociais.

Nenhum comentário: