Compartilhe

terça-feira, 31 de março de 2015

APRUMA DENUNCIA: UFMA NÃO CONVOCA ELEIÇÕES, FERE A DEMOCRACIA E PREJUDICA A PROGRESSÃO DOCENTE

A direção da Apruma (Associação dos Professores da UFMA) emitiu nota reagindo às meditas tomadas pelo reitor Natalino Salgado Filho, que prorrogou o mandato e nomeou pro tempore mais de 30 chefes de departamento e coordenadores de curso, conforme consta no Diário Oficial da União dos dias 19 e 26 de março de 2015. 

O ato, que não foi precedido de uma justificativa para a comunidade acadêmica, além de ferir a democracia interna e o Regimento Geral da UFMA, prejudica a progressão docente, como prevê a RESOLUÇÃO Nº 161-CONSAD, de 29 de setembro de 2014, no eixo gestão.

A Apruma estuda medidas para exigir a realização de eleições e para que todos os docentes, ora prejudicados, possam pontuar no eixo gestão para efeito de progressão e promoção na carreira.

A progressão é requisito para que o professor possa avançar na carreira a cada dois anos. Um dos eixos para a progressão é o de gestão.


Sem a convocação das eleições, os docentes que desejam ocupar cargos de gestão ficam impedidos de concorrer e consequentemente de pontuar nesse eixo.

A Apruma reivindica a realização de eleições não só devido a progressão, mas para garantir os mecanismos democráticos na UFMA.

Nenhum comentário: