Compartilhe

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

A FARSA DE EIKE BATISTA NO MARANHÃO



A apreensão de carros de luxo, relógios e dinheiro em três mansões do especulador Eike Batista desmascarou mais uma farsa. 

De uma hora para outra, no ex-governo Roseana Sarney (PMDB), o Maranhão virou o eldorado para os investimentos do especulador Eike Batista. 

Logo após a cassação do governador Jackson Lago, em 2009, a governadora Roseana Sarney realizou em São Luís o Painel Empresarial, tendo como um dos palestrantes o especulador Batista, à época no auge da fortuna. 

No vídeo acima, você pode assistir às promessas fraudulentas de Eike no Painel Empresarial de Roseana. 

A mesa principal é formada pela governadora Roseana, o então ministro das Minas e Energia Edison Lobão, o ex-presidente da Petrobras Sergio Gabrielli, João Alberto e o empresário Edinho Lobão, ex-candidato a governador do Maranhão. 

Dono das empresas OGX e EBX, atuantes nas áreas de mineração, gás, petróleo, energia, logística e construção naval, Batista era figura carimbada no Palácio dos Leões. 

MANCHETES MIRABOLANTES 

No jornal O Estado do Maranhão, a partir de 2010, uma sequência de manchetes turbinava a cotação de Batista no mercado financeiro. As manchetes exaltavam a descoberta de gigantescas jazidas de gás natural em Trizidela do Vale, Santo António dos Lopes e outros municípios, transformando o estado no maior "celeiro" de gás natural. 

Uma das manchetes (veja AQUI) assegurava que o Maranhão tinha "meia Bolívia" de gás natural. Tudo não passava de especulação midiática para valorizar as ações do especulador no mercado financeiro e valorizar suas empresas. 

O especulador era convidado de honra nas reuniões governamentais de Roseana Sarney, onde figurava de palestrante, vendendo mentiras e sonhos. 

Ele instalou na região do porto do Itaqui, em São Luis, uma termelétrica a carvão mineral, combustível fóssil altamente poluente, rejeitado no mundo inteiro. 

Batista sempre foi festejado pela cúpula da oligarquia maranhense, que utilizava os meios de comunicação da família Sarney para promover os investimentos e mirabolantes elevações dos negócios do especulador no mercado financeiro. 

Acusado de seis crimes, entre os quais a manipulação de mercado e uso de informação privilegiada, o especulador fraudulento está em ruínas. 

Ele tem de pagar pelos crimes que cometeu. Se caiu em desgraça, foi merecido.

Nenhum comentário: