Compartilhe

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

DROPS DO ED WILSON

PERDAS DE SARNEY I

O coronel José Sarney (PMDB) está ficando sem eira nem beira no cenário nacional. No anúncio da equipe de governo da presidente Dilma Roussef, foram descartados Gastão Vieira e Edison Lobão, respectivamennte, ministros do Turismo e Minas e Energia. Na cota do PMDB, nenhum nome de Sarney foi acatado pela presidente.

PERDAS DE SARNEY II

Houve baixas também na bancada federal sarneísta do Maranhão. Com a validação dos votos do ex-prefeito Deoclides Macedo (PDT), caiu o deputado federal Alberto Filho (PMDB), primogênito do senador João Alberto (PMDB), homem da infantaria de José Sarney. 

Os votos de Macedo turbinaram a coligação que garante o mandato federal a Julião Amin (PDT), derrubando Alberto Filho. Amin será secretário do Trabalho no governo Flávio Dino (PCdoB) e Macedo deve assumir o mandato na Câmara dos Deputados.

ELIZIANE NA REDE

A deputada federal Eliziane Gama (PPS) deve procurar outro partido para tentar viabilizar a candidatura a prefeita de São Luís em 2016. O PPS não lhe dará a legenda. É fato. Gama aposta na Rede Sustentabilidade, partido a ser criado e liderado por Marina Silva. 

A deputada ainda integra a base do governador eleito Flávio Dino (PCdoB), desde o consórcio de candidatos formado antes da eleição de 2012, composto por Tadeu Palácio, Roberto Rocha (PSB) e Edivaldo Holanda Junior (PTC).

EDIVALDO NO PDT

Para tentar a reeleição, o prefeito Edivaldo Holanda Junior deve filiar-se o PDT e acolher o PT na vice. A junção das duas legendas vai garantir fôlego à candidatura com militância profissional e tempo ampliado de propaganda no rádio e na TV. 

O guarda-chuva do governador eleito Flávio Dino, fiel a Holanda Junior, será fundamental no projeto da reeleição. E, como o PT na chapa, o prefeito atrai o apoio do governo federal.

VOLTA, BIRA

Há quem queira a volta do deputado estadual Bira do Pindaré ao PT. Futuro secretário de Cîência e Tecnologia no governo Flávio Dino, Bira foi reeleito à Assembleia Legislativa pelo PSB, após ameaça de expulsão do PT. 

O espírito de Bira é petista, mas ele foi bem acolhido entre os socialistas. O retorno à legenda de origem, se acontecer, passará por um longo e demorado processo de debates e plenárias conflitantes, típicas do petismo.

POSSE COMUNISTA

O líder camponês Manoel da Conceição será uma das principais personalidades na posse do governador eleito Flávio Dino, dia 1º de janeiro, no Palácio dos Leões. Guru de duas gerações de esquerda no Maranhão e um dos fundadores do PT nacional, Conceição é um ícone das lutas populares e terá merecida homenagem do governador comunista a ser empossado.

JESUS REVOLUCIONÁRIO

O blogue deseja a todos os leitores e leitoras um feliz Natal, inspirado nos ideais de justiça e democracia do aniversariante Jesus Cristo, homem que combateu as desigualdades e o autoritarismo do Império Romano. Que ele renasça em cada um de nós, ao olharmos as crianças nos sinais de trânsito e os pedintes nas ruas.

Nenhum comentário: