Compartilhe

sábado, 22 de novembro de 2014

UFMA IMPERATRIZ: OITO ANOS ATRÁS, AGORA

Marcos Fábio Belo Matos – professor doutor do Curso de Jornalismo da Ufma Imperatriz

marcosfmatos@gmail.com

No dia 16 de novembro de 2006, a Ufma de Imperatriz dava início às atividades dos seus novos cursos de graduação: Enfermagem, Engenharia de Alimentos e Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Os novos cursos chegaram para se somar aos já existentes, Ciências Contábeis, Direito e Pedagogia, que já tinham, então, quase 25 anos de fundação.

Era um campus acanhado que, com a vinda desses novos cursos, acabava por se transformar em Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST) e ganhar uma nova forma de gestão, podendo, por exemplo, ter um Conselho de Centro, coordenações próprias e gerir seus próprios cursos.

A iniciativa de criar esses novos cursos estava vinculada ao projeto de expansão da Ufma e de interiorização das universidades brasileiras, capitaneado pelo MEC. A expansão fez com que a Ufma, hoje, conte com oito unidades no interior do Estado: Imperatriz, Codó, Bacabal, Balsas, Grajaú, Pinheiro, São Bernardo e Chapadinha.

Com a criação dos novos cursos, o panorama da Ufma em Imperatriz também mudou – e para melhor. O quadro de professores passou a contar com mestres e doutores, pois, como exigência de qualificação, o MEC só permitia abrir concursos para professores com mestrado ou doutorado. Isso fez também com que surgisse um cenário para o crescimento, exponencial, de projetos e pesquisa e extensão.

Outra mudança importante se deu na ocupação do campus. Antes com atividades noturnas, o campus passou a ter uma movimentação em todos os seus turnos, aumentando a sensação de “vida universitária”.

Vida universitária também no que toca aos eventos que passaram a acontecer com mais frequência – congressos, simpósios, seminários, minicursos, viagens estudantis, trotes, calouradas e outras comemorações.

A Ufma ganhou uma identidade, enfim. Tanto que, pouco tempo depois de os cursos começarem, foi pintado o nome “Universidade Federal do Maranhão” nos muros do prédio.

Depois dessa primeira fase da expansão, veio outra. Em 2010, chegaram mais dois novos cursos: Licenciatura em Ciências Humanas e Licenciatura em Ciências Naturais, que depois ganharam, respectivamente, as ênfases em Sociologia e Biologia.

E, por fim, estamos na fase da terceira expansão, quando conseguimos implantar o Curso de Mestrado em Ciência dos Materiais (o primeiro deste nível em toda a região tocantina) e o Curso de Medicina.

Entre as expansões, algumas vitórias: conquistamos uma nova unidade acadêmica, a Unidade Avançada do Bom Jesus, para onde foram alocados os cursos de Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Licenciatura em Ciências Naturais, Medicina e o Mestrado em Ciência dos Materiais; ampliamos o número de projetos de pesquisa (hoje temos 19 em andamento) e de extensão (hoje contamos com cinco em atividade); aumentamos o número de bolsas de assistência estudantil; ampliamos o nosso acervo bibliográfico e de periódicos.

Muitos desafios ainda necessitam ser vencidos, porém. É preciso melhorar a infraestrutura da Unidade Bom Jesus (física, de telefonia e internet e de acessibilidade); implantar um restaurante universitário naquela unidade, dada a natureza diuturna dos cursos e a distância que ela fica de outras regiões com mais serviços; garantir o atendimento mais qualitativo das necessidades, principalmente, de segurança e transporte público, para o conforto e o bem-estar da comunidade que estuda a trabalha no Bom Jesus; melhorar a quantidade de espaços físicos na Unidade Centro, para abrigar novas demandas por unidades administrativas (salas de núcleos de pesquisa, projetos de extensão, novos laboratórios, coordenações de cursos de pós-graduação, por exemplo).

Oito anos atrás, a Ufma em Imperatriz era apenas um sonho possível, pois tudo estava para ser feito. Hoje, oito anos depois de iniciar seu processo de consolidação da expansão, somos uma realidade – que ainda precisa de um melhor formato, é certo; mas que já tem uma identidade definida de universidade.

Nenhum comentário: