Compartilhe

terça-feira, 18 de novembro de 2014

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO: ACORDO COM O PDT PODE SER REVISTO

O governador eleito Flávio Dino (PCdoB) já compôs dois terços do secretariado, mas até agora não indicou o titular da Educação, cargo da cota do PDT.

Cacique do trabalhismo, o deputado federal Weverton Rocha (PDT) já indicou dois nomes, mas nenhum foi aceito por Flávio Dino.

A Educação é uma pasta estratégica e o governador eleito não acatou os perfis sugeridos por Rocha, considerados inapropriados para uma pasta tão importante como a Educação.

Por outro lado, o anuncio do pedetista histórico Julião Amin para a Secretaria do Trabalho é uma sinalização de que o acerto para entregar a Educação ao PDT pode sofrer alterações.

Analistas políticos interpretam que o PDT já está contemplado com o Trabalho e que a batalha pela Secretaria de Educação foi perdida, saindo derrotado o deputado federal Weverton Rocha.

Seria um cacique sem cacife.

Para o PCdoB, o acordo que amarrou o PDT à coligação liderada por Flávio Dino está mantido, mas os nomes indicados têm de estar à altura dos critérios exigidos para compor a equipe.

Concurso suspeito

Em entrevista ao programa Roda Viva, ontem à noite, Flávio Dino queixou-se da falta de diplomacia da governadora Roseana Sarney (PMDB) para fazer a transição.

Dino afirmou ainda que está acelerando a composição do secretariado para agilizar a obtenção de informações e colocar a equipe atualizada sobre o governo.

O imbróglio com o deputado Weverton Rocha acabou gerando um problema para a futura administração.

Depois de oito anos sem tomar qualquer providência para resolver os graves problemas da Educação no Maranhão, a governadora disse que encaminhou à Assembleia Legislativa um projeto de lei autorizando a criação de 3 mil novas vagas de professor da rede estadual de ensino.

Com esse anúncio, está na cara que Roseana quer colocar uma arma nas mãos dos deputados da oposição a partir de 2015, que vão iniciar a legislatura cobrando a realização do concurso.

A demora em resolver o impasse com o PDT já está causando desdobramentos futuros.

Seria tudo mais simples se o deputado Weverton Rocha tivesse apresentado um nome à altura do interesse público e de qualidade para compor o secretariado de alto nível anunciado por Flávio Dino.

Diante disso, está quase consumada a tese de que o PDT foi contemplado com a Secretaria do Trabalho e vai ficar sem a Educação.

5 comentários:

Fábio Costa disse...

Onde está o Dr. Moacir Feitosa?

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Vi o Moacir ano passado nos corredores da UFMA.

Fábio Costa disse...

Seria um bom nome para ocupar a pasta. Fui aluno dele e acompanhei seu trabalho na Prefeitura como Secretário de Educação.

Anônimo disse...

A pasta da educação é do PDT. O resto é especulação.

Anônimo disse...

Além de ser do PDT, o nome será uma grande e boa surpresa para o Maranhão. É a renovação, chega de "mais dos mesmos".