Compartilhe

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

PROFESSOR DO IFMA VAI DIRIGIR O INSTITUTO ESTADUAL NO GOVERNO FLÁVIO DINO

O diretor do Campus Grajaú, Francisco Alberto Gonçalves Filho, será o diretor do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia (IEMA), órgão a ser criado pelo Governo do Estado. O anúncio foi feito pelo governador eleito Flávio Dino, através das redes sociais.

Servidor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) há 16 anos, onde já atuou como professor e diretor de campus, Alberto Filho terá como meta promover a educação técnica profissionalizante aos maranhenses, a fim de gerar quadros qualificados no estado. O IEMA será criado no âmbito da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) e vai atuar em parceria com IFMA.

“A educação profissional vai levar o estado a avançar na qualificação, de forma a melhorar os indicadores sociais”, afirmou Alberto Gonçalves. “É um grande desafio que irei enfrentar com as condições com as quais o IFMA me credenciou”, prosseguiu. Segundo o novo gestor estadual, será montada uma proposta multicampi, a partir da experiência do IFMA. A instituição conta com 26 unidades, 30 mil alunos e mais de 2 mil servidores, em cursos técnicos, graduação e pós-graduação. “É um modelo que está dando certo”, disse.

“Não podemos continuar sendo esse Estado rico, mas sem desenvolvimento”, disse o reitor do IFMA Roberto Brandão. “E o IEMA terá papel preponderante nesse enfrentamento da desigualdade social”, afirmou. “Temos muito a contribuir com a nossa experiência para implantação desse projeto", complementou.

Experiência de êxito - De acordo com o deputado estadual Bira do Pindaré, indicado por Flávio Dino para administrar a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a escolha de Alberto Gonçalves simboliza o reconhecimento da função do IFMA no estado. "Trata-se da consolidação de uma parceria indispensável para o desenvolvimento da educação profissionalizante no Maranhão", afirmou. "A escolha do professor Alberto é um grande acerto em razão de suas qualidades para o exercício da função", prosseguiu.

Ainda segundo Bira do Pindaré, o IEMA será criado por medida legislativa própria, como um dos primeiros atos do governador Flávio Dino. "A ideia é criar uma rede de educação profissionalizante pública, gratuita e de qualidade que seja capaz de ampliar os horizontes da juventude maranhense", prosseguiu.

Programa de Governo – o governador eleito Flávio Dino tem defendido a importância de associar o ensino médio à educação profissionalizante. O Programa de Governo apresenta o compromisso de promover a educação profissionalizante como prioridade. O objetivo é que os jovens tenham facilidade para arrumar bons trabalhos. “Se queremos, de fato, um Maranhão com Justiça Social, nós temos que superar a situação atual em que apenas poucos têm oportunidades. E todo mundo concorda que a educação é o caminho fundamental para superação de tais desigualdades”, disse Flávio, em encontro com educadores do IFMA ainda durante a sua campanha.

Conheça o perfilAlberto Filho é licenciado em História, possui pós-graduação em Gestão Pública (Enap) e em Ciências Sociais. É mestrando em Gestão e Desenvolvimento Regional (Universidade de Taubaté-SP). Professor da UEMA e do IFMA (desde 1996), foi diretor-geral do IFMA Imperatriz por dois mandatos. Coordenou a implantação do curso Técnico em celulose e papel, do curso superior de Ciência da Computação e do projeto de Engenharia Eletrica em Imperatriz. Foi assessor de Relações Institucionais da Reitoria do IFMA e atualmente, é diretor-geral do IFMA Grajaú para implantação da unidade na cidade, tendo definido os cursos iniciais, com base em estudo técnico e as áreas de técnicos administrativos para realização de concurso, bem como acompanhado a obra de construção do campus.

Nenhum comentário: