Compartilhe

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

O PT DO MARANHÃO DE VOLTA AO PROTAGONISMO

Augusto Lobato: capacidade de diálogo e trânsito entre as forças do PT
Depois de tantas disputas internas, a Resistência Petista sai vitoriosa do campo de batalha, na certeza de ter feito a opção correta ao não se alinhar à oligarquia Sarney e seguir firme no campo das oposições.

A postura da Resistência Petista foi fundamental para envolver a militância na campanha de Flávio Dino (PCdoB) e ajudar na construção da vitória ao governo do Maranhão.

Resultado: no governo comunista o PT obteve dois espaços no primeiro escalão: Francisco Gonçalves, na pasta dos Direitos Humanos e Participação Popular; e Marcio Jardim, na Secretaria de Esportes.

Flávio Dino também colheu da Resistência Petista o futuro presidente da Companhia de Saneamento Ambiental (Caema): Davi Telles.

Em São Luis, o partido manteve a presidência da Fundação Municipal de Cultura (FUNC), sob o comando de Marlon Botão, que substituiu Francisco Gonçalves.

A Resistência Petista ainda conquistou espaços no parlamento, com a efetivação do primeiro suplente Nelsinho Brito Martins na Câmara Municipal.

Nelsinho vinha de duas boas votações nas disputas para vereador (2008 e 2012). Agora, assume interinamente o mandato, em substituição a Honorato Fernandes, que pediu licença médica.

MUDANÇA DE AGENDA

Desde 2010, uma parte do PT, liderada por Washington Oliveira (WO), fez uma adesão submissa à oligarquia e transformou o partido na sucursal dos interesses de José Sarney (PMDB).

Nesse período, a legenda era motivo de vergonha e chacota, produzindo sucessivas agendas negativas e o epíteto de “sarnopetistas”.

O envolvimento do PT com Sarney no Maranhão só serviu para duas coisas: desmoralizar o partido e beneficiar o ex-vice governador Washington Oliveira com um cargo vitalício de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Ao contrário da adesão submissa à oligarquia Sarney, a Resistência Petista seguiu firme na oposição, cumprindo um papel importante na vitória da coligação liderada por Flávio Dino.

O PT voltou ao cenário político com altivez, recuperando a imagem degradada naquele período em que esteve sob a liderança de WO, sucessivamente humilhado pela governadora Roseana Sarney.

No futuro, o próximo passo é construir a vitória no Processo de Eleição Direta (PED), que vai definir as novas direções municipais e estadual, inclusive os presidentes dos diretórios.

Do ponto de vista estratégico, pensando no crescimento do partido, o nome de Augusto Lobato é o que mais agrega e melhor representa a unidade para liderar coletivamente o PT no Maranhão.

Um dos principais expoentes da Resistência Petista, Augusto Lobato é o dirigente mais adequado para compor as forças progressistas do partido e elevar o PT à condição de protagonista no cenário político do Maranhão.

Virada a página do sarnopetismo, é hora de o PT olhar para a frente e pensar grande.

2 comentários:

Anônimo disse...

É fácil perceber seu desapreço ao macaxeira, até tudo bem; mas como você consegue fazer estas críticas (tão corretas) sem tocar no nome do principal responsável por essa situação vexatória que PT passou e passa aqui, que é o Lula? Antes de você por qualquer um desses que cita sob as babas de Sarney, é preciso lembrar que todos obedeceram ordens de Lula!

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Sobre Lula e a direção nacional do PT eu já escrevi uma dezena de artigos. O que ocorreu no Maranhão foi intervenção do diretório nacional, fruto das relações entre Lula & Sarney. Procure nos arquivos do blogue ou no google que vai encontrar vários textos meus sobre isso.
O mais recente foi esse aí:

http://blogdoedwilson.blogspot.com.br/2014/11/lula-em-acao-saiba-como-foi-o-acordo.html#.VHiFMTHF-aE