Compartilhe

terça-feira, 25 de novembro de 2014

ELIZIANE GAMA E A SÍNDROME DE MARINA SILVA

Eliziane na tribuna contra João Castelo, mas ficou neutra na disputa eleitoral
A eleição presidencial de 2014 serviu para enterrar a chance de Marina Silva ser presidenta da República. Sem parentes importantes, vinda do interior, sofrida na vida do seringal Bagaço, no Acre, Marina venceu na vida e na política fazendo uma carreira brilhante.

Foi vitimada pelas armações dos adversários e pelos seus próprios erros. O mais grave, depois de mudar de opinião várias vezes, foi o apoio a Aécio Neves (PSDB).

Naquele momento, ela saiu do protagonismo para cumprir um papel de coadjuvante na novela política brasileira.

Seu projeto de partido, a Rede Sustentabilidade, não saiu do papel. E já rachou.

Mutatis mutandis, o Maranhão tem uma réplica de Marina Silva. É a deputada federal eleita Eliziane Gama (PPS).

Sem parentes importantes – uma regra para o sucesso na política no Maranhão – Eliziane Gama elegeu-se deputada estadual em 2010 e destacou-se em meio à miséria política da Assembleia Legislativa.

Para o cenário de 2014, Gama fez um acordo com Flávio Dino (PCdoB). Ela abriu mão de disputar o governo em troca de um mandato de deputada federal.

Esse acordo foi fundamental para consolidar a vitória comunista no primeiro turno. É sabido que, se Eliziane entrasse na disputa, haveria uma divisão no eleitorado oposicionista e a chance de segundo turno era real – tudo que a oligarquia Sarney desejava.

A desistência de Eliziane foi um sucesso. Rendeu-lhe o mandato de deputada federal com as urnas bombadas em mais de 100 mil votos, colocando-a em primeiro lugar.

Ato contínuo à eleição, a campeã de votos declarou que seria candidata à Prefeitura de São Luis em 2016 “com ou sem o apoio de Flávio Dino.”

Neutralidades

Ocorre que, tal qual Marina Silva, a deputada Eliziane Gama ainda não tem um partido sob seu controle.

Ela deseja uma coisa, mas o PPS faz outra e pode até inviabilizar sua candidatura a prefeita em 2016.

Sem o domínio sobre um partido, no qual ela possa tomar decisões e encaminhá-las, o projeto da Prefeitura é sempre uma dúvida.

Esse foi um problema de Marina. Sem a Rede registrada, buscou abrigo no PSB e virou coadjuvante.

Eliziane e Marina igualam-se também na posição de “neutralidade”. Eliziane ficou em cima do muro em 2012, quando fez uma ótima campanha para prefeita de São Luis, mas não se posicionou no segundo turno entre João Castelo (PSDB) e Edivaldo Holanda Junior (PTC).

Marina, à época no PV, ficou “neutra” em 2010, no segundo turno da disputa presidencial entre Dilma Roussef (PT) e José Serra (PSDB).

Essas neutralidades acabam descredibilizando o político diante do eleitor, que sempre está com gosto de sangue na boca.

Marina ficou marcada em 2014 pelas sucessivas mudanças de opinião ao longo da campanha. Até tuitada do pastor Silas Malafaia a fez mudar o programa de governo.

Ambas são evangélicas. Eliziane Gama também vai enfrentar debates sobre homofobia, casamento gay, tolerância religiosa etc quando disputar cargos majoritários.

Contrariedades

No cenário de 2016, o governador eleito Flávio Dino faz todos os movimentos para reeleger o prefeito Edivaldo Holanda Junior (PTC).

Diante dessa firmeza do governador, Eliziane Gama vai negar sua afirmação, de que será candidata “com ou sem o apoio de Flávio Dino”?

Ela manterá sua palavra ou mudará de opinião?

Até 2016 ela terá condições de controlar um partido para viabilizar sua candidatura?

Se responder a estas perguntas até dezembro de 2015, Eliziane Gama estará na disputa. Caso contrário, vai seguir no mandato de deputada federal e tentar a reeleição em 2018.

De qualquer forma, ela terá de tomar uma decisão. Será protagonista ou coadjuvante.

4 comentários:

Anônimo disse...

Uma ótima análise. porém há pontos para uns petelecos. Sem dúvida é nossa marininha, embora mais leve. Só discordo quanto à questão do partido: ela tem o PPS na mão, na palma, balançando como se brinca com uma esfera de aço. O tabuleiro tá montado, mas só piões, ou talvez nem estes foram movidos.
Abs, herr professor!

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Concordo que é a Marina leve, mas não tem o controle total do PPS da maneira que vc falou. Há muitos outros interesses nesse partido, que passam inclusive pela governabilidade administrada por Flavio Dino.

Anônimo disse...

No texto, Marina é criticada por ter apoiado Aécio Neves em 2014 e é criticada também, no mesmo texto, pela neutralidade em 2010. Um pouco confuso, não?

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Dois tiros certeiros. Um pela neutralidade e outro pela escolha tucana. Confusa é Marina, que ficou no muro uma vez e errou na outra.