Compartilhe

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

BR 135 OCUPA SÃO LUÍS COM ARTE E CIDADANIA

LANÇAMENTO É HOJE, ÀS 19H, NO MUSEU HISTÓRICO

Ocupar a cidade. É com essa proposta que o BR 135 monta o palco no Centro Histórico de São Luís do Maranhão, no período de 18 a 21 de dezembro. São dois eventos simultâneos, o Festival BR 135, com shows da cantora Céu, dos paraenses Felipe Cordeiro e Dona Onete, da banda pernambucana Mombojó, além de 14 bandas selecionadas; e o Conecta Música, com palestras, workshops, oficinas e rodada de negócios sobre o mercado da música, arte e cidadania, cultura digital e jornalismo cultural. Quem movimenta essa estrada musical é a dupla Criolina, formada pelos músicos Alê Muniz e Luciana Simões.

O festival será aberto na noite do dia 18 de dezembro, com show de Céu, no Teatro Arthur Azevedo. Antes, às 17h, no Centro de Criatividade, Roger de Renor inicia os trabalhos do Conecta Música com palestra e exibição do vídeo do movimento Ocupe Estelita (programação abaixo).

Depois de Céu, o palco é a praça, com Felipe Cordeiro e Dona Onete, a grande dama do carimbó do Pará, dia 19; e Mombojó, dia 20, todos na Praça Nauro Machado. Dia 21, domingo, será realizada a rodada de negócios, reunindo representantes de distribuidoras de fonogramas e artistas. As 14 bandas selecionadas pela organização, entre 273 inscritas de todos os cantos do Brasil, ocuparão o palco dessa praça e também a Praça da Criança. As praças e o centro cultural ficam localizados no bairro da Praia Grande, centro histórico da capital maranhense.

As palestras, oficinas, workshops e rodada de negócios do Conecta Música serão concentrados no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho. Entre os convidados confirmados estão o músico Marcelo Yuka e Maurício Bussab, sócio-fundador da Tratore, a maior distribuidora de música do Brasil, na programação de palestras; além de André Martinez e Marcelo Arêde.

Pontes e BRs – Os nomes das bandas selecionadas pela comissão do festival serão divulgados na plataforma Toque no Brasil no dia 15 de novembro (www.tnb.art.br/rede/festivalbr135). “Nossa intenção é mapear o Brasil, trazendo artistas de várias regiões, para criar pontes e BRs, aproximando os vários brasis por meio da música”, afirma Alê Muniz, idealizador do projeto ao lado de Luciana Simões, a outra metade da dupla Criolina.

“Esta edição do BR 135 propõe uma reflexão sobre o centro histórico de nossa cidade, tombado pela Unesco e ao mesmo tempo abandonado pelo poder público. Essa realidade que se repete em várias capitais do país, como São Paulo, Rio e Recife, não é diferente por aqui. Por isso estamos trazendo o Roger de Renor, de Recife, e o pessoal de São Paulo, entre outros, para contar suas experiências em ações de valorização do centro de suas cidades”, afirma Luciana. “Entendemos que o nosso maior patrimônio não é simplesmente o conjunto arquitetônico, mas a relação dele com as pessoas da cidade”, completa Alê.

Os dois eventos são realizações do projeto BR 135. O Festival contou com apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e patrocínio da Companhia Energética do Maranhão. O Conecta Música tem patrocínio da Vivo.

Para o show de abertura, no Teatro Arthur Azevedo, o público deverá trocar um ingresso por um quilo de alimento não perecível. Esses alimentos serão doados a creches comunitárias cadastradas pela organização.

FESTIVAL BR 135

Dias 18, 19 e 20/12

Shows

Teatro Arthur Azevedo, 20h

Céu 18/12

Entrada: Mediante doação de 1kg de alimento não perecível.

Praça Nauro Machado, 20h

Felipe Cordeiro e dona Onete 19/12

Mombojó 20/12

ENTRADA GRATUITA

Assessoria de Imprensa: (98) 8837-4169/8179-1113

CONECTA MÚSICA

Dias 18, 19, 20 e 21/12

Palestras

- Ocupe Estelita!
Roger de Renor (PE)

- Arte e Cidadania
Marcelo Yuka (RJ)

- Música: possuir ou acessar
Mauricio Bussab (SP)

- Música para os olhos: uma viagem pelas capas de discos
Alex Soares (MA)

- Mercado internacional da música
David Mc Loughlin

- Gerenciamento de carreira
Marcel Arêde (SP)

- Jornalismo cultural
Marcus Preto S(SP)

WORKSHOPS

- Coempreendedorismo na música: tecendo conexões para a mudança
André Martinez 

- Gerenciamento de carreira
Leonardo Salazar (SP)

OFICINAS

- Teoria de violão popular
Nosly Jr. (MA)

- Tambor de Crioula
Mestre Amaral (MA)

- Gaita
Junior Mourix (MA)

- Vídeo Mapping
Alex Soares (MA)

- Economia criativa 
André Martinez (SP)

RODADA DE NEGÓCIO

Com a presença de proprietários de distribuidoras de fonogramas e produtores culturais.

Nenhum comentário: