Compartilhe

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

REITOR ROBERTO BRANDÃO E GESTORES DO IFMA LANÇAM MANIFESTO EM APOIO A DILMA

O documento é assinado pelos diretores gerais dos campi do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), pró-reitores e diretores sistêmicos.

A Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, em especial no Maranhão, experimenta um momento significativo e decisivo frente aos desafios de enfrentamento ao histórico de exclusão social e educacional - marca histórica de décadas de políticas sociais e educacionais equivocadas.

Destacamos que nos últimos oitos anos, por iniciativa do Governo Federal, com a criação de uma nova institucionalidade (os Institutos Federais) e o respeito e zelo por um legado centenário de excelentes serviços prestados em favor da educação profissional e tecnológica, foi possível inverter o caminho de governos anteriores pautados pela crescente privatização da educação brasileira - da educação básica e profissional à educação superior.

Tais diretrizes privatistas, em total desconexão com uma população carente e ávida por oportunidades, dissimuladas através de uma política de crescente sucateamento das instituições federais de ensino e desrespeito aos servidores destas instituições educacionais, foram marcadas pela falta de investimento em infraestrutura, longo período sem aumento salarial e sem concursos públicos para o magistério superior e para a educação básica.

Hoje é possível experimentar uma outra realidade, em que considerando o crescente destaque de orçamento público para investimento e manutenção dos Institutos Federais, foi possível ousar perante a história e fincar tais instituições nos municípios do interior do Brasil, modificando decisivamente e positivamente a vida de milhares de jovens brasileiros que antes sequer poderiam almejar o acesso às instituições de educação profissional e tecnológica, e nem mesmo sonhar adentrar a uma instituição de ensino superior. Esta é uma realidade e política educacional que não pode cessar, ou tão pouco, ser colocada em risco.

Partimos de pouco mais de cem escolas técnicas no ano de 2005 para 563 atualmente, mobilizando, intervindo e modificando a realidade do interior do Brasil e no Maranhão não foi diferente. Partindo de apenas quatro unidades, hoje somos 26 em funcionamento, com previsão de chegarmos a 32 até 2015. 

Em 105 anos de história, a rede federal de educação profissional e tecnológica superou a função de instruir “os desvalidos da fortuna” para oportunizar à sociedade maranhense em especial, não a instrução profissional, limitadora do ser humano, mas uma educação integral, humanizadora e que tem dado a possibilidade aos jovens de sonhar com algo muito maior que um papel subalterno em uma sociedade secularmente excludente.

Em respeito a este projeto, pela sua grande relevância educacional e social, manifestamos nosso apoio a candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República.

São Luís (MA), 19 de outubro de 2014


Roberto Brandão

Carlos César Teixeira

Ximena Maia

Valéria Martins

Natilene Brito

Cláudio Fernandes

Simone Santos

Celso Azevedo

Agenor Almeida

Dayse Rocha

Cláudio Moraes

Reinoulds Lima

Cleudenice Pólvoa

Davina Camelo

Jânio Fernandes

Valdir Damascena

Arcenildo Nascimento

Carlos Firmino

Regina Muniz

Madalena Neves

Dioclides Gonçalves

Alberto Gonçalves

Antonio Maia

Fábio Lustosa

Júlio César Souza

José Cardoso

Gairo Garreto

Zenóbio Souza

Gedeon Reis

João da Paixão

Batista Botelho

Ronald Corrêa

Mariano Matos

Locília Costa

Marco Torreão

Carlos Alexandre Araújo

Jackeline Geórgia

Lucimeire Amorim

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu que imaginei que esse povo, na sua grande maioria fosse contra o PT.

Anônimo disse...

Coitado do Zé Costa.
Ele deu asas a esse povo e agora podaram as asas dele.
Duvidou papudo se finou-se.