Compartilhe

domingo, 7 de setembro de 2014

IBOPE NO MARANHÃO É TEMEROSO

O Maranhão inteiro é testemunha da rejeição e desprezo da população pela oligarquia Sarney e seu candidato Edinho Lobão (PMDB).

Nem o poderoso fotoshop, aplicativo de manipulação de imagens, tem sido capaz de modificar as fotos para colocar povo nos atos da campanha governista.

As manipulações grosseiras das imagens são detectadas até por amadores.

Em resumo, o candidato da oligarquia é uma farsa. Nunca teve um voto na vida. É senador apenas porque foi suplente do pai, Edison Lobão, feito ministro no governo Dilma (PT).

De repente, contrariando todas as pesquisas locais, esse candidato aparece com 30% das intenções de voto na pesquisa do Ibope.

Ao longo da campanha, todas as pesquisas davam uma larga vantagem ao candidato da oposição Flavio Dino (PCdoB).

Os levantamentos mais recentes apontam uma vantagem de 30 pontos para Dino. Impossível dissociar esses números do sentimento de mudança no Maranhão.

De repente, sem que houvesse qualquer novidade na campanha, nenhum fato relevante, nada que pudesse justificar uma ascensão de Edinho Lobão, a pesquisa Ibope pauta algo incompatível com as ruas.

Essa pesquisa Ibope é preocupante e estabelece um cenário de terror no Maranhão.

ERROS E ABUSOS

O Ibope coleciona vários erros em pesquisas eleitorais no Maranhão. Em 2008, apontou a vitória do então candidato a prefeito de São Luis, João Castelo (PSDB), no primeiro turno.

Pelos dados do Ibope, Flavio Dino (PCdoB) tinha 24%. Finalizada a contagem, o comunista chegou a 34% e foi ao segundo turno.

Em 2006, o mesmo Ibope dava a vitória da candidata ao governo, Roseana Sarney (PFL), no primeiro turno, com 51% dos votos.

Erro grave. Teve segundo turno e Roseana perdeu a eleição para Jackson Lago (PDT).

Os equívocos das pesquisas são sempre acompanhados de abuso do poder político e econômico.

Essa tem sido a regra no Maranhão, mas está passando do limite.

2 comentários:

Fábio Costa disse...

Sem querer defender A ou B, o que maia me deixa admirado é a oposição achar que pesquisa manipulada só pode ser elaborada por aqueles que estão no pode.
A diferença está somente no fato de que os do lado de lá tem o IBOPE com a poderosa Globo e eos do lado de cá tem a desconhecida TV Guará e os institutos Data M e Exata (se não me engano). O que é comum a esses Institutos é que eles, como qualquer empresa contratada, faz o serviço a gosto do freguês. Quando acertam é pura coincidência.
Pesquisas e nada são a mesma coisa. Como tudo no Brasil, elas também podem ser manipuladas a gosto do freguês.

FRANCISCO ARAUJO disse...

São manipulações grotescas para induzir os incautos e para pavimentar um álibi para a fraude. Devemos é fazer um documento em repúdio a esse desrespeito do Ibope com o povo do Maranhão.