Compartilhe

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

BANCO MUNDIAL: CUBA TEM O MELHOR SISTEMA EDUCATIVO DA AMÉRICA LATINA E DO CARIBE


De acordo com a organização internacional, Cuba é o único país da região que dispõe de um sistema educativo de alta qualidade

O Banco Mundial acaba de publicar um relatório revelador sobre a problemática da educação na América Latina e no Caribe. Intitulado Professores excelentes. Como melhorar a aprendizagem na América Latina e no Caribe, o estudo analisa os sistemas educativos públicos dos países do continente e os principais desafios que enfrentam.
Na América Latina, os professores de educação básica (pré-escolar, primária e secundária) constituem um capital humano de 7 milhões de pessoas, ou seja, 4% da população ativa da região, e mais de 20% dos trabalhadores técnicos e profissionais. Seus salários absorvem 4% do PIB do continente e suas condições de trabalho variam de uma região para outra, inclusive dentro das fronteiras nacionais. Os professores, mal remunerados, são, em sua maioria, mulheres — uma média de 75% — e pertencem às classes sociais modestas. Além disso, o corpo docente supera os 40 anos de idade e considera-se que esteja “envelhecido”. 
Leia tudo AQUI

Um comentário:

Lícia da Hora disse...

As boas experiências educacionais devem ser divulgadas, sobretudo quando estas experiências se aproximam mais da nossa dinâmica social e cultural, é na América Latina!! E não é nem um surto de latinidade. É que ao longo de mais de um século só conseguimos importar experiências educacionais da europa e no norte da américa (assim, nestes termos, nossa literatura no campo da educação tem enorme influência do pensamento de Dewey entre outros, mas recentemente Philip Perrenoud). Uma historiadora da educação, chamada Maria Luíza dos Santos Ribeiro denominou há tempo este fenômeno de "transplante cultural", nossa capacidade de incorporar experiências educacionais no sistema público brasileiro bastante diferentes da realidade nacional.

Professora Lícia da Hora