Compartilhe

quarta-feira, 16 de julho de 2014

SÃO LUÍS E BARREIRINHAS SERÃO PALCO DO VI LENÇÓIS JAZZ E BLUES FESTIVAL

Lançada oficialmente terça-feira (15/07), a VI Edição Lençóis Jazz e Blues Festival vai ocorrer entre os dias 1º e 3 de agosto, na Avenida Beira-Rio, no município de Barreirinhas, e nos dias 8 e 9, na Praça Maria Aragão, em São Luís. A noite de lançamento ocorreu no Rock e Ribs Lounge Steakhouse São Luís, uma das parceiras culturais do evento.

Na ocasião, o responsável pelo projeto, o músico e produtor cultural, Tutuca Viana, agradeceu a presença de todos e destacou o a importância do projeto que é social. “A gente não quer proporcionar só shows. A gente quer que o festival fomente a economia por meio do incremento do turismo e, principalmente, contribua com o desenvolvimento social dos moradores de Barreirinhas e São Luís”, disse.

Em seguida, uma das produtoras executivas e assessora de comunicação do festival, a jornalista Patrícia Santiago, apresentou com detalhes a programação completa. Este ano, o evento contará com mais de 20 atrações, que reúne artistas locais, nacionais e internacionais. Entre eles, o pianista Andre Mhemari; o guitarrista e cantor Artur Menezes; o gaiteiro Renato Borgheti e quarteto; o violonista Manassés; o gaitista Jefferson Gonçalves; Carlos Pial; o duo Duofel; o trio MPB Trio; as Cluters Sisters; Tequila Blues; Loopcínico; Augusto Pelegrine; Fernando de Carvalho e Camila Bouere; Paula Santoro; Taryn Szpilman; Joyce Moreno; João Pedro Borges; Bossa Nossa; e a cubana Yilian Canizares.

Também fazem parte da programação, que mistura música e ecoturismo, as oficinas de canto e percussão para estudantes da rede pública de ensino de Barreirinhas que serão realizadas, no salão paroquial da igreja Nossa Senhora da Conceição, a doação de instrumentos musicais, shows instrumentais e bate-papo com músicos, além de uma programação infantil com shows de mímica e mágica que integram as ações de responsabilidade social que ganharam um novo gás nesta edição. Em São Luís, além dos shows na Praça Maria Aragão, o músico Jefferson Gonçalves ministrará uma oficina de gaita para estudantes de Música na Escola de Música Lilah Lisboa.

Durante o lançamento, também foi destacada a parceria com a TAM Linhas Aéreas pelo segundo ano consecutivo. A TAM é a Companhia Oficial do VI Lençóis Jazz e Blues Festival e como tal proporcionará descontos de até 18% nos valores das passagens aéreas para quem comprar os bilhetes por meio do site do festival (www.lencoisjazzeblues.com) e de até 25% de desconto para bilhetes adquiridos por meio da agência oficial do evento, a Taguatur Turismo Ltda, nos trechos Brasil/São Luís/Brasil no período de 01/08 a 03/08 de 2014 com embarque entre os dias 29/07 a 06/08 e no período de 05 a 12/08.

Em seguida, foram apresentados vídeos com clipes das atrações de 2014 e uma retrospectiva do festival em 2013 com os momentos mais marcantes e depoimentos de moradores, artistas, do patrocinador e dos apoiadores do evento.

Com o patrocínio da Companhia Energética do Maranhão (CEMAR), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e a realização da produção de Tutuca Viana, nesta edição, o evento conta com os apoios culturais das Prefeituras Municipais de Barreirinhas e de São Luís (FUNC e SETUR), Tam Linhas Aéreas, FIEMA/SESI, SESC, Tory Brindes, Clara Comunicação, Taguatur, Quebrantar Music e Tv Mirante e as parcerias das Pousada Murici, Pousada Paraíso dos Lençóis, Pousada do Riacho e Pousada Paraíso dos Guarás e do Hotel Grand São Luís, do restaurante Deck Bistrô, do Rock &Ribs Lounge Steakhouse São Luís, do Rossetti Buffet e do Sens Beauty Lounge.

O gerente de Marketing da CEMAR, Carlos Hubert Cardeal, reforçou o patrocínio da companhia, assim como a importância de eventos como este para colaborar com o incentivo sociocultural no Maranhão. "Para nós [da Companhia], é muito gratificante estar no calendário cultural do Estado. Afinal, estamos contribuindo para o turismo e para a música local. Queremos estar junto de ações que fomentem o lado social", revelou.

O presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Francisco Gonçalves, explicou o fortalecimento do eixo São Luís-Barreirinhas como um fator favorável para o desenvolvimento do turismo no Estado. "Essa rota é uma rota importante de turismo. Este festival, em sua sexta edição, só consolida esta tendência cultural", afirmou.

O prefeito da cidade de Barreirinhas, Léo Costa, reforçou a tendência turística, ao ponderar o sucesso das edições do Lençóis Jazz e Blues Festival. "É uma ação vitoriosa [o festival]. Ele é necessário para ampliar o cardápio cultural de todo o Estado, pois ajuda a compor o calendário anual de eventos do Maranhão", destacou.

O mesmo ponto foi analisado por Adriana Vieira, da Intermídia. Segundo a jornalista, o reforço do turismo é um ponto que reforça o intercâmbio de cultura e informação entre as cidades e todo o Estado. "É muito interessante ter um festival que leva a cultura de uma cidade à outra. Tanto as pessoas de São Luís levam cultura para outras cidades, quanto os turistas conhecem mais de São Luís. É uma via de mão dupla", revelou.

O produtor do evento, Tutuca Viana, reforçou a programação deste ano, que conta com uma base mais social. "Estamos com mais de 20 shows, com nomes nacionais, locais, internacionais, além das oficinas. Muita coisa bacana. É uma festa social: você insere a comunidade nele", comemorou.

A assessora de comunicação e uma das produtoras executivas do evento, Patrícia Santiago, destacou a natureza do projeto. “O festival é um projeto social. Toda a programação é gratuita e está à disposição de moradores e turistas de todas as classes sociais. É ao mesmo tempo uma porta aberta para o acesso de milhares de pessoas aos diversos bens culturais e uma vitrine das belezas e da cultura do Maranhão para o mundo, pois estamos enviando release em português e inglês para mais de sete países”, destacou.

E para evitar especulações e ruídos de comunicação, Patrícia Santiago, ressalta que o projeto é social e apartidário. “O evento é realizado pela equipe da Tutuca Produções para a comunidade sem sofrer nenhuma ingerência por parte de políticos. É importante que as pessoas entendam isso, principalmente, em um ano eleitoral”, ressaltou.

Parte da programação do festival, o músico Lobo Siribeira, vocalista do grupo maranhense Loopcínico, reforçou a participação local no evento. "É uma expectativa muito grande participar deste festival. Agora, temos que mandar ver, pois este evento é fundamental para mostrarmos nosso trabalho", afirmou o artista.

A apresentação da noite ficou por conta de Dário Ribeiro e banda que fizeram todos os presentes entrarem no clima do blues. O músico informou se sentir lisonjeado pelo convite de integrar o lançamento. "Fiquei feliz com esse convite. Isso só reforça que o Maranhão tem muito mais a oferecer musicalmente", disse.

Na saída, os convidados levaram de presente adesivos e gaitinhas com a logomarca do festival. Singelos mimos que demonstram o carinho e a gratidão da equipe do evento a todos aqueles que prestigiaram o lançamento de mais uma edição do Lençóis Jazz e Blues Festival.

Fonte: http://www.lencoisjazzeblues.com/

Nenhum comentário: