Compartilhe

terça-feira, 1 de abril de 2014

POLÍTICA DE REMENDOS: TAPA-BURACOS E A RENOVAÇÃO GERACIONAL NO MARANHÃO

Como nossos pais: Holanda Jr aponta borra no buraco, ao lado do vice Roberto Rocha
A Prefeitura de São Luís disponibilizou no Facebook a imagem de
um buraco recuperado no elevado da Cohab.

Boa iniciativa, mas até quando isso vai se repetir?

Até quando as operações tapa-buraco serão manchete de portal?

Nas outras capitais, recuperação asfáltica é rotina administrativa, jamais ganha destaque nas ações de uma prefeitura.

Em São Luís, ainda presa ao atraso, o próprio prefeito admira-se com a borra amassada sobre uma cratera.

O prefeito Edivaldo Holanda Junior (PTC) e o vice-prefeito Roberto Rocha (PSB) deveriam ter vergonha de posar para fotos à frente de uma operação tapa-buracos.

A população de São Luís espera do prefeito e de sua equipe um plano urbanístico para a cidade: praças, parques ambientais, novas vias, ligação inter-bairros, coleta seletiva de lixo, arborização, jardinagem, licitação para novas linhas de ônibus, planejamento da mobilidade e muito mais.

É o mínimo que os jovens políticos, promessas de renovação, podem fazer pela cidade.

Tapar buracos não é renovação, é repetição da velha política atrasada.
Propaganda da Prefeitura comemora buraco tapado no túnel da Cohab

É inadmissível que os políticos da nova geração reproduzam os atos dos seus pais, que já foram gestores e São Luís está assim: deplorável!

Edivaldo Holanda foi chefe da Casa Civil do ex-governador Luiz Rocha, pai do vice-prefeito Roberto Rocha.

Décadas se passaram. O prefeito e o vice estudaram nas melhores escolas, foram muito bem alimentados, viajaram desde criança para belos lugares e devem ter visto cidades decentes.

O prefeito e seu vice tiveram todas as oportunidades do mundo para serem bons gestores, porque desde criança conhecem o poder e sabem que uma administração pode melhorar a vida das pessoas.

Esses políticos jovens são filhos de antigos administradores. Nasceram e cresceram dentro dos palácios. Eles têm obrigação de fazer uma administração razoável em São Luís.

Edivaldo Holanda Junior e Roberto Rocha deveriam ficar constrangidos de sorrir em frente a máquinas de tapar buracos. A população merece muito mais que isso.

Renovação não pode ser apenas trocar os pais maduros pelos filhos jovens. Implica na mudança de prática política e visão administrativa, somada ao mínimo de respeito pelos moradores da cidade.
Sem uma obra de impacto, a Prefeitura de São Luís festeja operações tapa-buraco

Com as operações tapa-buracos, fica difícil engolir o discurso de renovação política deste viés da oposição à oligarquia.

No panorama das gerações de Luiz Rocha até Edivaldo Holanda Junior, estas famílias de políticos passaram o século XX aliados de José Sarney (PDS/PFL/PMDB), o começo do século XXI com Jackson Lago (PDT) e agora estão com Flavio Dino (PCdoB).

Em todas as eras pregaram renovação, mudança, libertação etc. Essas palavras surradas, formando chavões batidos, não se materializam nas administrações.

Tapar buraco devia ser rotina administrativa e não manchete de portal. Essa política de remendos não ajuda a renovar, libertar ou mudar o Maranhão.

São pequenas obras e grandes negócios, geralmente para as mesmas empreiteiras que ganham mais com os remendos feitos todos os meses.

Para quem se propõe a mudar o Maranhão, tapar buraco é um atestado da pequena política de retalhos. Nada de novo no front.

9 comentários:

Anônimo disse...

O estranho é que um pessoa como você, politizado, doutorando, jornalista de renome, associa uma boa gestão ao Asfalto. Bem decepcionante.

Unknown disse...

Anonimo medroso. Isso é o minimo. Se não conseguem fazer o minimo quanto mais o resto. Isso DOI no bolso do cidadão que paga impostos, ipva , imposto no combustível e imposto em qualquer peido que da. O minimo é andar numa cidade asfaltada. Asfalto reflete uma boa administração sim, anonimo PhD.

Ellen disse...

CRUEL!!! é vergonhoso!!!

Unknown disse...

Meu amigo, concordo com vc sobre a operação tapa buraco. Mais temos que ver outros pontos, nosso atual prefeito pegou uma prefeitura acabada e com uma divida de 1 bilhão! Nossa antiga gestão, acabou com a cidade e não fez nada para beneficiar a população. Não estou defendendo o Edivaldo, apenas estou lembrando o que foi que aconteceu!
E deixo um recado para o Edivaldo, prefeito vamos começar a trabalhar e asfaltar por completo as avenidas e ruas de São Luis,pois estamos com uma cidade totalmente acabada.

FRANCISCO ARAUJO disse...

Excelente na abordagem e na escrita! Intelectual que é comprometido com causas libertadoras não pode só um olho e criticar só de um ângulo ou só para um lado. Parabéns!!!!

Anônimo disse...

O que me estranha é vc, anonimo,falar uma imbecilidade dessa.

Anônimo disse...

Acho que o amigo aí de cima não entendeu. Asfalto é o de menos e é exatamente isso que ele tá falando. O mínimo que se espera de uma administração que bradava a mudança é o melhoramento da cidade como um todo e não tapar um buraco no asfalto e fazer uma festa como se tivesse fazendo grande coisa, tá fazendo bem menos que a obrigação.

Unknown disse...

Basta dar uma volta em São Luís vc´s que o defende por um buraco tapado, tapando o sol com uma peneira, um grande exemplo é descer a praça Maria Aragão, foram tantos buracos tapados e outros ñ, sem falar na ondulação que ali se estende...faça-me um favor, use da sua pequena sabedoria e lembrem-se que asfalto mal compactado é dinheiro jogado no buraco "que está bem a frente". PASSEM POR LÁ E COMPROVEM!!!

Joel Cutrim disse...

Bom não pude deixar de comentar, haja vista que os caros participantes puxaram por "É PRECISO AVALIAR AS COISAS" e eu fui avaliar, lógico, vendo comentários culposos ao ex gestor CASTELO, a primeira coisa que vi foi DIVIDA DE ???

AONDE ESTÁ ESSA DIVIDA, foi apresentada com documentos?

ou foi só desculpas ditas e jogadas ao ar?

E tirando o exemplo do asfalto, comparei a GESTÃO DITA DO ATRASO muita das vezes por vcs, A DO castelo, VI QUE ELE QUANDO BOTOU ASFALTO NO MOnte castelo RECAPEOU AS RUAS POR COMPLETO, não tapou buraco, AS AVENIDAS JERONIMO DE ALBUQUERQUE, HOLANDESES, DANIEL DE LATOUCHE, CARLOS CUNHA, A AV SANTOS DUMONT, A ENTRADA DO PARQUE VITORIA, AVENIDA DA BEIRA MAR, NÃO SEI O NOME, E O ANEL VIÁRIO TODO, A AFRICANOS E AINDA FEZ UMA PARTE DO PROLONGAMENTO DA LITORÂNEA.

ESSE FOI O ATRASO.

E O AVANÇO ESTÁ BEM REPRESENTADO NA FOTO DESTE POST. prefeito , vice e demais secretários e politicos ligados, se MARAVILHANDO DE UM TAPA BURACO FEITO COM PICARETAS (NÃO É TROCADILHO) E CARRROS DE MÃO.

NÃO PODEMOS TAPAR O SOL COM A PENEIRA. isso são fatos. E CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS.