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quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

O ENEM/SISU E A EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR

Carlos Agostinho Couto *


As mudanças implementadas nos últimos anos no ensino superior brasileiro já devem ser observadas com o rigor da análise, da avaliação, depois de as experiências se sucederem há um tempo já razoável.

Desde o governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), com o incentivo à abertura de escolas privadas de ensino superior, com base na lucratividade bancada pelas altas mensalidades e, geralmente, com qualidade acadêmica sofrível, que o Governo Federal, dada a sua atribuição constitucional, tem alterado a ordem das coisas nas faculdades e universidades.

Mais recentemente, já no governo Lula (2003-2010), implementaram-se o ENEM (Exame Nacional do ensino Médio) e o SISU(Sistema de Seleção Unificada), base de um novo formato de acesso a universidades públicas. Inicialmente cheio de falhas e denúncias de fraude, o novo sistema modificou a forma de assunção à maioria das universidades públicas federais e influencia o acesso às faculdades particulares por meio de uma outra criação da era lulista, o PROUNI (Programa Universidade para Todos). Por este sistema o governo desonera as instituições privadas de tributos e estas concedem, como contrapartida, bolsas para alunos originários de escolas públicas (o que é conceitualmente defensável) dentre aquelas vagas que sobram nos seus “processos seletivos”.

Nunca se ouviu falar que alguma instituição privada tenha aumentado seu número de vagas para atender ao PROUNI. Elas usam as vagas que já possuíam e deixam de recolher encargos à nação. FHC concedeu o direito de, com regras de análises frouxas, criarem-se instituições de ensino superior para a exploração empresarial e Lula brindou os empresários com o investimento indireto quando abriu mão de receita para ajudar a financiar os “pobres” empreendedores.

Também criaram-se regras – por intermédio do REUNI (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) – para, a princípio, aumentar o número de vagas nas instituições públicas federais, melhorar as condições de ensino e estudo, ampliar a interiorização etc. Se o programa ampliou a quantidade de vagas, abriu novos cursos e criou instituições, o fez sem o devido planejamento. Aumentaram as vagas e cursos, mas investem pouco nos professores, tanto na quantidade quanto na qualidade; as condições materiais, com exceção de prédios como bibliotecas sem livros para colocarem os nomes dos dirigentes nas placas e um ou outro investimento pontual bem planejado, são precárias; prédios demoram anos em intermináveis reformas; muitos laboratórios são deficientes; além de uma assistência estudantil medíocre, baseada na política do favor (como se não fosse um direito) prestado a alguns poucos estudantes atendidos, sem planejamento adequado e aplicado por pessoal que não entende do assunto. No Maranhão, até greve de fome alguns estudantes fizeram para reivindicar a moradia estudantil e enfrentar a caturrice dos dirigentes.

Mas a menina dos olhos do Governo Federal são o ENEM e o SISU. Genericamente ninguém pode ser contra a possibilidade de os interessados em uma vaga em uma instituição federal poderem concorrer em várias universidades por um só concurso, ampliando possibilidades, diminuindo as desigualdades de alguma forma e sem a necessidade de terem que se deslocar, a altos custos, para as cidades de preferência, como na época do vestibular tradicional. Outra novidade é a unificação da avaliação em todo o país, o que pode contribuir para a disseminação de conteúdos mais uniformes, embora haja quem critique isso por conta dos desrespeito aos regionalismos.

O debate sobre esse sistema é recorrente, principalmente entre os candidatos a uma vaga nas instituições de ensino. O problema é que o já conhecido patrulhamento exercido pelos governantes, dirigentes e seus seguidores não permite ainda uma análise adequada de algumas contradições do novo modelo.

Criticar o novo sistema de ingresso dentro das universidades é algo quase impensável, como se presidentes, ministros, reitores e seus apaninguados fossem intocáveis e não fossem merecedores de críticas. A velha estrutura de poder viciante e elitista brasileira que fecha os olhos para as críticas e adora um elogio, muito baseada no argumento de que foram eleitos pela maioria, mas em campanhas riquíssimas bancadas não-se-sabe-bem-por-quem-ou-porquê.

Mas o sistema tem falhas, apesar das vaidades. Tomo como exemplo cursos que iniciam o semestre com um número de alunos e terminam com uma quantidade bem menor, tornando subutilizadas as vagas de quem começou o curso, mas evadiu-se. Essas vagas não são ocupadas posteriormente. A evasão é, em si, uma coisa comum nas instituições de ensino, motivada por vários motivos, como desencanto com o curso escolhido, mudança de cidade, problemas financeiros etc, mas o SISU tem contribuído para o aumento dessa evasão na medida em que o sistema permite fazerem-se várias chamadas, inclusive depois de o estudante já estar matriculado, levando à troca de cursos e ao abandono de vagas.

Na prática, o sistema permite que o número de pontos alcançado na seleção seja superior (e prioritário) ao desejo de frequentar um curso específico ou à afinidade com a área ou ainda à vocação de cada um. Muitos estudantes optam por cursos que a sua pontuação permite, e aguardam as outras chamadas para tentar entrar nos que eles realmente queriam. Ou seja, a opção vem após o resultado, o que, em muitos casos, fragiliza o processo e a concorrência real, que deveria estar baseada nos que pretendem mesmo cursar a faculdade desejada. Assim era no vestibular tradicional, quando se optava pelo curso no início do processo, direcionando, no mais das vezes, o candidato para o seu curso de predileção. Havia evasão, mas era menor.

Claro que há dificuldade de perceberemos isso nos cursos e instituições mais concorridos, mas boa parte dos demais passa por algo parecido. Há casos nos quais turmas que abrem 25 vagas acabam o primeiro semestre com 10 alunos frequentando, ou menos. Por várias razões, mas também pelas possibilidades dadas pelo sistema.

É chegada a hora de reverem-se formas de seleção e acesso (sem prejuízo para os pontos que constituem avanço), para aumentar a frequência, diminuir a evasão escolar e valorizar o investimento feito por toda a sociedade nas instituições públicas. O incentivo à vocação, por exemplo, pode ser uma saída para a manutenção de maior frequência e otimização da utilização dos recursos públicos, evitando-se salas vazias, o que contradiz na realidade o propalado aumento na oferta.

O problema é que a vaidade dos números – aumento de vagas ofertadas, de inscritos no ENEM, de procura pelo SISU, por exemplo – esconde o problema e prejudica a adoção de medidas para minimizar a questão.

* Carlos Agostinho Couto é professor da UFMA e doutor em Políticas Públicas

Um comentário:

Danusa disse...

Caro Ed Wilson, encaminho comentário sobre o artigo do nosso amigo Guto. Ficou longo. Fique à vontade, caso necessite redimensioná-lo.

Abraço, Diniz.

Inicialmente, parabéns ao autor do texto pela iniciativa de fazer uma análise sobre as recentes mudanças no acesso ao ensino superior. Acho que pouco se tem feito para avaliar, com um mínimo de isenção, tais medidas. Ou é a propaganda governista de um lado, superestimando os avanços; ou é a crítica oportunista da oposição e de parte da mídia anti-governista de outro, enfatizando os erros, como se fossem fracassos incontornáveis.
Contudo, ousarei indicar alguns itens da análise do meu amigo, professor-doutor Carlos Agostinho, dos quais discordo.
1 – o Enem não foi criação do governo Lula. Como muitos outros programas de origem tucana incorporados pelo governo petista, o exame foi criado por FHC (se não me engano em 1998). O que mudou com Lula foi que o Enem deixou de ser apenas mecanismo de avaliação do ensino médio, para ser instrumento de acesso ao ensino superior público federal e também ao ensino privado, por meio do Prouni.
2 – Quanto ao Prouni, se é verdade que os empresários do ensino superior têm uma mãozinha, com a isenção de encargos, também não deixa de ser verdade que o programa oportuniza a estudantes de origem humilde (já que necessariamente têm que vir de escolas públicas) o acesso ao ensino superior, o que era algo inimaginável para muitos que já foram beneficiados. Para mim, no caso, a relação custo-benefício do Prouni é altamente positiva. Quantas vezes não já se viu outros governos isentando empresários de suas dívidas sem que isso trouxesse nenhum benefício para a sociedade?
3 – Sobre o Reuni confesso que não tenho informações suficientes para dar opinião mais abalizada, por isso incorporo a opinião do autor do artigo, quando afirma: “ Se o programa ampliou a quantidade de vagas, abriu novos cursos e criou instituições, o fez sem o devido planejamento”. Mas acrescento que considero muito positiva a interiorização das universidades, ampliando as possibilidades de acesso ao ensino superior aos jovens das pequenas e médias cidades brasileiras. Isso sem falar no ensino técnico profissionalizante, que cresceu muito nos últimos anos, com a criação dos institutos federais de educação e tecnologia (antigas escolas técnicas). Só no Maranhão, me parece, que já são 18 funcionando.
4 – Ainda sobre os pontos negativos do Enem/Sisu também incorporo, em parte, as considerações do amigo, que vivencia a realidade da Universidade no seu cotidiano, principalmente ao destacar que “o sistema permite que o número de pontos alcançado na seleção seja superior (e prioritário) ao desejo de frequentar um curso específico ou à afinidade com a área ou ainda à vocação de cada um”. Porém, tenho minhas dúvidas quanto a considerar que o sistema tem aumentado a evasão. Precisaríamos de dados mais concretos para analisar. Só lembro que tempos atrás havia cursos na Ufma que não conseguiam formar durante anos nenhuma turma de alunos. Sem contar no imenso número de vagas ociosas já no vestibular.
5 – Por fim, concordo integralmente com o ponto em que o artigo defende a necessidade de que sejam revistas “as formas de seleção e acesso (sem prejuízo para os pontos que constituem avanço), para aumentar a frequência, diminuir a evasão escolar e valorizar o investimento feito por toda a sociedade nas instituições públicas”
P.S. Uma última provocação: num debate sobre novas formas de acesso às universidades públicas senti a falta de alguma menção à política de cotas, que causou muita polêmica no início de sua implantação, mas que parece estar mais bem assimilada pelo conjunto da sociedade. Embora reconheça que faltam estudos mais aprofundados para verificar pontos positivos e negativos do projeto, sou radicalmente a favor de que sejam concedidos privilégios aos estudantes das camadas sociais mais pobres para o acesso às universidades públicas, sem esquecer, obviamente, da obrigação dos gestores de garantirem a melhoria da qualidade das escolas públicas.