Compartilhe

sábado, 14 de dezembro de 2013

MÚSICA INDEPENDENTE É TEMA DE DEBATE EM LANÇAMENTO DE LIVRO NA UFMA

O debate sobre a circulação da música independente na internet ganha mais um capítulo. O livro "MP3 Demo: a circulação da música independente na internet", do professor e pesquisador Márcio Leonardo Monteiro, será lançado e debatido na próxima quinta-feira (19), no auditório do Centro de Ciências Sociais (CCSo), na UFMA.

A obra é fruto da dissertação de mestrado do autor, defendida em 2008 na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Apresenta uma análise do uso que os artistas independentes do Maranhão têm feito da internet para divulgar a sua produção musical. O título faz referência aos suportes de demonstração que fazem parte da trajetória de qualquer artista independente: primeiro a fita, depois o CD e o formato mp3.

No livro, Márcio Monteiro argumenta que as principais características da música para demonstração e experimentação seriam: novos suportes para circulação, gratuidade, comodidade de ser acesso, compartilhamento viral e possibilidade de recomendação.

Na oportunidade do lançamento do livro, será realizado um debate sobre aspectos da produção e circulação da música independente do Maranhão. Os debatedores são músicos e pesquisadores da cena musical ludovicense: Paulo Pellegrini (Rádio Universidade FM, Mr. Simple), Rafael Batista (Farol Vermelho) e Manel Maia (Boys Bad News).

Nenhum comentário: