Compartilhe

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

MOTORISTAS, RESPEITEM O DIREITO AO LAZER DAS NOSSAS CRIANÇAS

por Talita Setúbal, estudante do 6º Serviço Social da UFMA

Em dias de sol, várias pessoas costumam ir às praias de São Luís aos finais de semana. A praia do Meio é um local onde Famílias, grupos de amigos se encontram para o lazer, em meio a poucas alternativas existentes por aqui.

O problema é que muitos motoristas acabam por perder a noção da coletividade, ao dirigirem de modo imprudente, muitos por terem abusado do uso do álcool. É ai que está o perigo.

Se não bastasse o exibicionismo nas faixas de areia, típico da era da ostentação, esses motoristas por mero capricho, querem também desfilar no espaço que as crianças utilizam para a diversão. Não nos esqueçamos de que crianças e adolescentes também tem o direito de ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários.

Esses sujeitos negligenciam a presença das crianças e os expõem ao perigo, lhes roubando o direito ao lazer, à diversão e à dignidade, previstos no ECA. Estes pequeninos que já sofrem por terem poucos espaços públicos e gratuitos destinados ao divertimento.

Na maré cheia, motoristas irresponsáveis tiram fino dos pequeninos que brincam na beira do mar. As buzinadas intimam as crianças a saírem dos locais que estão brincando para que os carros possam desfilar. Será que até na praia temos que nos submeter ao inferno que é o transito e ao estresse que ele nos causa?

Hoje pude ver várias crianças levando buzinadas e outras quase sendo atropeladas por irresponsáveis. Por onde anda a fiscalização? Será preciso outra tragédia para que as autoridades tomem alguma providência? Ou mexer com a mediocridade dos frequentadores daquela praia é algo que incomoda gente grande?

Respeitem as nossas crianças!

Um comentário:

Washington Torreão disse...

Tragédias já aconteceram na faixa de areia da ilha. Eu não vejo outra alternativa senão o controle e a fiscalização do trânsito em nossas praias. O Estado é omisso também nesta área. Ir á praia aqui é risco
de vida.