Compartilhe

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

ASCENSÃO DOS HITS É TEMA DE PESQUISA NO DOUTORADO EM COMUNICAÇÃO PELA PUC-RS


Doutorando em Comunicação pela PUC-RS, o professor Marcio Leonardo Monteiro Costa (foto) acaba de lançar o livro "MP3 demo: a circulação da música independente na internet", fruto da dissertação de mestrado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

No doutorado, Marcio Monteiro continua a pesquisar música, mas com o foco na construção do sucesso. “Por que algumas músicas fazem tanto sucesso e outras não? Meu objetivo é tentar entender o modo como as canções populares são feitas, visando o amplo consumo, e de que maneira este objetivo se concretiza”, explica.

A investigação busca também “entender o modo como as pessoas se apropriam desses sucessos”, explica o pesquisador. Veja a entrevista.

Nome: Márcio Leonardo Monteiro Costa

Projeto de tese: A ascensão dos hits: articulações entre produção, circulação e recepção/consumo das canções de sucesso.

Atividade docente: Professor Mestre do Departamento de Comunicação Social da UFMA.

Blogue – Qual a sua trajetória acadêmica até a chegada ao doutorado?

Marcio Monteiro - Eu me formei na UFMA, em Rádio e TV, no ano de 2006. Na época, eu era estagiário da Rádio Universidade e repórter do Marrapá, um programa de rádio da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado. Nunca tinha pensado em seguir a vida acadêmica até ler sobre a seleção para o Mestrado da Universidade Federal de Pernambuco. Fiz a seleção e, em 2007, eu me mudei para Recife. Passei um ano lá. Com o fim do primeiro ano, e de volta a São Luís, comecei a dar aula numa faculdade particular, à noite. Foi quando eu entendi que aquilo era o que eu gostaria de fazer para o resto da vida. Passei no concurso público da UFMA em 2009. Foi assim que eu me deparei com a possibilidade de fazer o doutorado. Resolvi encarar o desafio.

Blogue – Como surgiu a ideia de desenvolver o tema de pesquisa no doutorado?

Marcio Monteiro - Tenho pensado a música no contexto da Comunicação desde a monografia. Lá atrás, minha preocupação era com as implicações do formato mp3 na indústria do disco. Depois, no mestrado, estava tentando entender como as novas tecnologias influenciavam aspectos da produção e circulação da música. Mas acabei concentrando os esforços para entender como os artistas independentes do Maranhão usavam as ferramentas que a internet disponibiliza para fazer a sua música circular. Hoje me interesso pela construção do sucesso. Por que algumas músicas fazem tanto sucesso e outras não? Meu objetivo é tentar entender o modo como as canções populares são feitas, visando o amplo consumo, e de que maneira este objetivo se concretiza. Também é caro para mim entender o modo como as pessoas se apropriam desses sucessos.

Blogue – Qual a delimitação do seu objeto de pesquisa?

Marcio Monteiro - Acredito que a grande questão do meu projeto é entender como o hit se faz. O hit é aquela canção que gruda na cabeça da gente. A execução em programas de rádio e televisão é exaustiva. Está no tema da novela e na trilha do filme. Nas redes sociais, todo mundo comenta sobre. No YouTube, as visualizações do videoclipe aumentam consideravelmente a cada hora. Como uma canção se transforma em algo de tamanho sucesso? Bom, a minha suspeita é que há três fatores envolvidos: aspectos formais, como letra e melodia, por exemplo; desempenho articulado dos agentes, produtores, intérpretes e dos meios de comunicação; e a afetividade que as pessoas estabelecem com as músicas. Acredito que o sucesso está na combinação desses fatores, e pesquisar sobre isso tem exigido um fôlego bem grande.

Blogue – Com quais autores e teorias você pretende abordar o tema escolhido?

Marcio Monteiro - Não tem como fazer uma pesquisa como essa sem pensar de maneira multidisciplinar. É uma pesquisa sobre condições de produção, sobre música enquanto texto, sobre condições de recepção e consumo, sobre práticas de escuta e sobre novas tecnologias. Meu olhar para o objeto tem influência direta dos Estudos Culturais. Os principais autores que me ajudam a pensar este tema são Richard Johnson, Simon Frith, Richard Middleton e Antoine Hennion.

Blogue – Quais os objetivos da sua pesquisa?

Marcio Monteiro - Os objetivos da pesquisa foram se alterando ao longo dos meses. Acho que consegui um pouco mais de estabilidade agora, depois de algumas leituras mais específicas e de algumas conversas com a minha orientadora. O objetivo central continua sendo o de compreender o processo de ascensão do hit. Mas eu pretendo chegar nisso a partir da compreensão do circuito da canção de sucesso como um todo, o que inclui as condições de produção, o texto, as condições de recepção e como as relações sociais cotidianas estão implicadas. Cada momento do circuito envolve vários pequenos objetivos e várias técnicas de coleta e análise dos dados. É um trabalho bastante audacioso, que eu espero conseguir concluir.

Blogue – Qual a relevância da sua pesquisa para o contexto social?


Marcio Monteiro - Uma das contribuições que uma pesquisa como essa pode trazer é uma compreensão mais articulada sobre a relação entre as canções populares, os meios de comunicação e as pessoas. Sempre vejo análises sobre o assunto, mas são perspectivas muito compartimentalizadas. Também pode ser um teste interessante: pesquisas tão abrangentes podem ser realizadas em um espaço de tempo tão curto? Mas, para mim, a maior contribuição é a que esse trabalho pode deixar para os intérpretes, músicos e produtores musicais. É, afinal, um projeto que aponta para uma reflexão sobre a produção, a circulação e o consumo musical. Para mim, é uma tese que vai redundar num título. Para esses caras, é uma trajetória de vida. São anos e anos de investimento, suor, tentativas de contatos, shows, festivais, algumas lágrimas e muitas caixas pesadas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Márcio como sempre genial... hehe =DD