Compartilhe

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

CRISTINA KIRCHNER ENFRENTA O CLARÍN, ENQUANTO OS GOVERNOS DO PT PRIVILEGIAM A GLOBO

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, esticou a corda na batalha judicial contra o grupo Clarín, um dos maiores oligopólios de comunicação do mundo.

Assemelhado às organizações Globo no Brasil, o Clarín é a megacorporação midiática com tentáculos em vários negócios e fortíssima influência política na Argentina.

Apesar do poderio midiático do Clarín, Kirchner não se intimidou e quebrou o monopólio da empresa, impondo uma série de restrições ao acúmulo de propriedade cruzada nos meios de comunicação. 

Pela Lei de Meios, o Clarín está impedido de ampliar sua rede de canais de rádio e TV. A regulação facilita a concorrência saudável no capitalismo e permite que outras empresas possam controlar os meios de comunicação.

Muito diferente da postura de Kirchner, os governos petistas de Lula e Dilma foram generosos com as organizações Globo, despejando quase 60% das verbas publicitárias do governo federal nas empresas da família Marinho.

Do ano 2000 a 2012, o governo ofertou quase R$ 6 bilhões em verbas publicitárias somente para a Globo, do total de R$ 10,7 bilhões distribuídos às redes de televisão no Brasil.

Veja no quadro acima, editado pelo jornalista Fernando Rodrigues (UOL).

Lula tomou posse em 2003 e não mudou em nada a política de transferência de recursos para o maior monopólio privado de comunicações do país. 

Dilma seguiu à risca as orientações de Lula e continuou abastecendo a Globo com a grande fatia do dinheiro público para os tubarões da mídia.

Nos governos Lula e Dilma quase nada foi feito para incentivar a comunicação pública ou a propalada democratização da comunicação.

Enquanto Kirchner enfrenta o poderoso Clarín, Lula e Dilma enriquecem ainda mais a Globo.

Nenhum comentário: