Compartilhe

terça-feira, 6 de agosto de 2013

GALERIA TRAPICHE ABRE EXPOSIÇÃO “GUARDA-VOLUMES”

Será inaugurada na próxima sexta-feira, dia 9 de agosto, sexta-feira, a nona exposição de artes visuais, somente neste ano, da Galeria Trapiche Santo Ângelo (Avenida Vitorino Freire, s/nº - Praia Grande, defronte do Circo da Cidade), a partir das 19 horas. Desta vez, haverá a vernissage da exposição coletiva “Guarda-Volumes”, baseada numa ideia original do artista plástico Paulo César. 

Tudo nasceu da inquieta criatividade do artista, em 1998. Na ocasião, Paulo César convidou outros artistas para produzirem obras a partir de um tema: Guarda-Volumes. A ideia brincou na cabeça de Paulinho, como é carinhosamente conhecido o artista, numa estação rodoviária, quando teve que guardar sua bagagem. “Decidi fazer a exposição com esse nome, então chamei alguns amigos, e pedi a eles que fizessem alguns trabalhos a partir desse tema, pois eu queria saber como eles interpretariam a proposta”, explica Paulo César.

A primeira edição da exposição, em 1998, aconteceu no Palacete Gentil Braga, então sede do Departamento de Assuntos Culturais - DAC, da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, e teve elementos de provocação objetos do desejo, que fizeram a cabeça de muita gente, na ocasião, despertando muitos olhares do público. 

As propostas colocaram um pé no erotismo e os volumes foram sendo adicionados a manequins, tanto femininos quanto masculinos. Na ocasião, a exposição ganhou o Prêmio Rádio Universidade FM, então recebido, em nome do grupo, pela artista plástica Romana Maria, que também participou da primeira exposição, já que Paulo César, na ocasião, se encontrava em Portugal.

As criações passearam por várias propostas. Colocar objetos dentro de um invólucro qualquer, numa jaula, colocar uma cueca ou um sutiã num guarda-volume, de forma irreverente, foram algumas das ideias postas em prática. Na segunda exposição, que aconteceu em 2000, Philippe Lulhier colocou seu volume na barriga de uma grávida, usando a técnica do hiper realismo, pintando uma paisagem, e então a proposta ficou mais aberta. Depois dessa segunda versão, a exposição não foi mais remontada. Somente agora a Galeria Trapiche acreditou na proposta e abraçou o projeto.

Na primeira edição de “Guarda-Volumes”, surgiu outra ideia, a criação do “Caderno de Nando”, um livro que foi colocado no hall de entrada da exposição e que podia ser acessado pelos visitantes. “No livro, surgiram até vários personagens, anúncios de garotas de programa, propagandas de calcinhas, imagens pornôs de filmes, anúncios de revistas, enfim, tudo que evidenciava o corpo, o universo masculino e feminino. As pessoas escreviam ali o que queriam. Depois de vários anos, quando eu leio o que está ali registrado, acho tudo muito engraçado”, diz Paulo César.

Participarão desta terceira exposição “Guarda-Volumes”, dentre outros artistas, Afonso Brandão, Cláudio Vasconcelos, Carlos Martins, Janete Fialho, Thiago Azevedo, Binho Dushinka, Paulo César, Romana Maria, Cyro Falcão, Auro Juriciê, Isabel Matos, Alain Moreira Lima, Adriana Karlem, Marcelo Lobato, Cristina Gomes, Uimar Junior, Uiran de Oliveira,dentre outros. “Nessa proposta estética, sempre lancei mão do universo lúdico; na primeira participação utilizei a parte de cima de uma garrafa pet, e criei então um seio, imaginei um brinquedo infantil e pensei no sutiã como um guarda-volume”, declara Romana Maria.

Na abertura da exposição, haverá uma performance poética, na qual serão interpretados alguns poemas da escritora Rosemary Rego. A interpretação ficará a cargo de Ana Duarte, atriz e bailarina, acompanhada pelo gaitista Danilo Araújo. Rosemary Rego é poeta, autora dos livros “Pérolas ao Tempo” e “O Ergástulo Gozo das Palavras”.  Na ocasião, será oferecido um coquetel. A iniciativa é da Galeria Trapiche Santo Ângelo, através da Fundação Municipal de Cultura – FUNC, da Prefeitura de São Luís, com apoio da Galeria Hum, da marchand Ana Luísa Nascimento. Entrada Franca.

Serviço:

Galeria Trapiche: Convite

Exposição Coletiva “Guarda-Volumes”

Com: Afonso Brandão, Cláudio Vasconcelos, Carlos Martins, Janete Fialho, Thiago Azevedo, Binho Dushinka, Paulo César, Romana Maria, Cyro Falcão, Auro Juriciê, Isabel Matos, Alain Moreira Lima, Adriana Karlem, Marcelo Lobato, Cristina Gomes, Uimar Junior, Uiran de Oliveira, dentre outros.

Data: sexta-feira, dia 9 de agosto

Hora: 19 horas

Local: Galeria Trapiche Santo Ângelo (Avenida Vitorino Freire, s/nº - Praia Grande, defronte do Circo da Cidade).

Performance poética: Ana Duarte interpreta poemas de Rosemary Rego, acompanhada pelo gaitista Danilo Araújo.

Entrada Franca

Nenhum comentário: