Compartilhe

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

EXPOSIÇÃO SOBRE ARQUITETURA HISTÓRICA FAZ HOMENAGEM A SÃO LUÍS

Exposição do artista plástico mineiro Anderson Braga será aberta na próxima quarta-feira, 4, na Galeria Hum

Quando teve a ideia de realizar uma exposição em homenagem a São Luís, o artista plástico mineiro Anderson Braga intuiu que deveria passar um longo período na cidade, para mergulhar, de forma minuciosa, na identidade cultural e no ambiente histórico da capital maranhense. A imersão foi feita e o resultado pode ser conferido no dia 4 de setembro, às 19h, na abertura da exposição "Azulejos: luz e sombra", em cartaz na Galeria Hum (Rua Um – nº 167 - São Francisco).

Anderson Braga escolheu como tema principal os azulejos que dão vida e marcam o tempo nas fachadas dos prédios históricos da capital. Mas a percepção do artista não se debruçou somente sobre esse aspecto, retratando também outros detalhes, como grades de sacadas, paredes e rebocos castigados pelo tempo e pela poluição visual provocada pelo homem. "Fui observando a cidade e escolhi aspectos que me encantaram mais. Mas infelizmente percebi, durante esse processo, um certo descuido com o acervo arquitetônico e resolvi explorar este lado também", contou.

Os trabalhos igualmente abordam a luminosidade característica de São Luís, principalmente a dourada e serena dos fins de tarde mais aprazíveis. São recortes da beleza do ambiente histórico, com marcas do descaso.

Ao todo, a exposição "Azulejos: luz e sombra" é formada por 21 trabalhos feitos em técnica acrílica sobre tela. O artista utiliza o pigmento de forma pura, em pasta (empaste), o que dá um resultado muito próximo ao da pintura a óleo, intensificando as cores e produzindo texturas e relevos. A pincelada remete ao traço dos pintores impressionistas, porém, possui conceito expressionista e está adaptada à contemporaneidade. "Sempre gostei de trabalhar com tinta a óleo. Desta vez, optei pela acrílica, mas mantive a característica do empaste, da tinta sem diluição, porque aprecio as texturas, que resultam disso", enfatiza.

Sobre a luz presente em suas pinturas, ele comenta: "Gosto do contraste de luz e sombra, que remete a grandes pintores, como Rembrandt", disse, referindo-se ao artista holandês do século XVII.
Outro importante e sutil aspecto da obra de Anderson Braga é a disposição geométrica dos traços, sem rigidez matemática. E está enganado quem pensa que a temática escolhida é óbvia e repetitiva, porque o trabalho está repleto de inquietude e provocação, além do valor estético, resultado do apuro técnico deste artista que vive para a sua pintura.

Sobre o trabalho de Anderson Braga, o professor e doutorando em artes visuais, curador da exposição, Almir Valente Costa, afirmou: "Quando nos deparamos com o conjunto das obras do artista Anderson Braga da exposição 'Azulejos: luz e sombra', elas provocam no espectador uma sensação visual tátil, sinestésica; convoca-nos a olhá-las com as mãos, pela aproximação e a tocá-las com os olhos, pelo afastamento. Com uma linguagem pictórica de forma e cores vibrantes pelo empaste de tinta, revelam imagens ora abstratas, ora figurativas, cuja força expressiva se traduzem em um lirismo poético de cunho expressionista".

A mostra "Azulejos: luz e sombra" fica em cartaz até o dia 30 de setembro.

O ARTISTA

Natural de Formiga (MG), Anderson Braga já participou de exposições coletivas em Minas Gerais e em São Paulo. Em São Luís, ele integrou a I Coletiva Traços do Maranhão, que ficou em cartaz num shopping da cidade.

SERVIÇO

Exposição "Azulejos: luz e sombra", de Anderson Braga

Quando: Dia 4 de setembro

Local: Galeria Hum (Rua Um - nº 167 - São Francisco)
Aberto ao público
 
O artista conversará com a imprensa, das 17h às 19h, no dia 3 de setembro, terça-feira, na Galeria Um.
 
Contatos:
Anderson Braga: (98) 81383967
Ana Luiza: (98) 99740048
Jornalista responsável:
Eduardo Júlio: (98) 88218601/ (98) 81754624

Nenhum comentário: