Compartilhe

terça-feira, 13 de agosto de 2013

AÇAILÂNDIA: PIQUIÁ DE BAIXO REIVINDICA DESAPROPRIAÇÃO PARA REASSENTAMENTO

Em carta aberta enviada ao Governo do Estado do Maranhão, ao MPE, à DPE e aos meios de comunicação do Maranhão, o Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos, a Paróquia S. Luzia de Açailândia e a rede Justiça nos Trilhos expressam sua forte preocupação pelo clima de tensão social em que se encontra o município de Açailândia-MA.

Veja a íntegra da carta:

O Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos “Carmen Bascaran”, a Paróquia Santa Luzia de Açailândia e a rede Justiça nos Trilhos vêm expressar, através dessa carta aberta, sua extrema preocupação a respeito do clima de tensão e conflito social que está crescendo no município, especialmente pelo que se refere à demora na resolução definitiva das reivindicações da comunidade de Piquiá de Baixo.


Sabe-se que a luta dessa comunidade para fugir da poluição demora há muitos anos. Depois de muitas manifestações de protesto e denúncias, começou um processo de negociação entre as partes responsáveis pelas violações de direitos humanos sofridas no bairro Piquiá de Baixo, a saber: empresas siderúrgicas instaladas em Açailândia, empresa Vale S.A., Prefeitura Municipal de Açailândia e Governo do Estado do Maranhão.

Esse processo tem avançado lentamente, conseguindo algumas vitórias que porém ainda são incompletas. A comunidade de Piquiá de Baixo reivindica com vigor a regularização definitiva da desapropriação do terreno para o reassentamento, bem como a aprovação por parte da Prefeitura de Açailândia do projeto urbanístico e arquitetônico apresentado dois meses atrás.

Continue lendo AQUI

Nenhum comentário: