Compartilhe

segunda-feira, 3 de junho de 2013

DIA DO MEIO AMBIENTE: PREFEITURA PROMOVE CAMINHADA NA QUINTA DO DIAMANTE E LANÇA CONFERÊNCIA

A Secretaria de Meio Ambiente (Semmam) comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5) com uma caminhada, a partir das 8h, em torno do Parque Temático da Quinta do Diamante recentemente considerado Unidade de Conservação no centro da cidade.
A ação vai envolver moradores dos arredores, estudantes, comerciantes e empresários locais, e é direcionada aos cuidados para evitar a poluição.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Rodrigo Maia, a data precisa ser lembrada para que haja repercussão e alteração de comportamento também no contexto local. “Este é um momento de mobilização mundial. Com a Semana de Meio Ambiente, queremos sensibilizar a população quanto à responsabilidade da destinação adequada dos resíduos produzidos e sua relação com a qualidade ambiental e o meio ambiente”, destaca.

Com o tema “Resíduos Sólidos: um problema meu, seu e nosso!”, a Semmam propõe um aprendizado à sociedade acerca de como gerir os resíduos sólidos, depositá-lo devidamente, e incorporar posturas simples de cuidado com o meio ambiente ao dia a dia.

A escolha da abordagem casou não apenas com a necessidade de sanar problemas com o descarte de lixo no bairro, mas também serve como preparação para a discussão macro durante a III Conferência Municipal de Meio Ambiente de São Luís, que será realizada entre os dias 20 e 22 de junho.

Durante a semana, equipes da Prefeitura estarão intensificando o trabalho de educação ambiental na área, distribuindo de casa em casa cartas educativas, com dicas sobre a destinação correta do lixo e alertas quanto aos prejuízos que a falta de atenção sobre o assunto pode acarretar. 

Também serão instaladas placas de aviso em sete pontos estratégicos próximos ao parque, visando à redução do descarte inadequado de resíduo. Toneis e containers também serão dispostos ao longo da rota da caminhada para que os participantes façam uma coleta simbólica de lixo. 

A concentração para a caminhada será na Praça da República, a partir das 7h30. De lá, segue acompanhada por carro de som até a entrada do Parque do Diamante, onde serão realizadas as demais atividades do evento.

Conferência

Na ocasião, a Semmam fará o lançamento oficial da III Conferência Municipal de Meio Ambiente que, seguindo o proposto pelo Governo Federal, abordará o tema Resíduos Sólidos. O secretário Rodrigo Maia apresentará a programação do evento e exporá os objetivos principais do encontro, aberto à sociedade. 

Haverá um quiosque para a realização de inscrições no local. Além disso, também existem fichas de inscrição no portal da prefeitura de São Luís.

Quem se candidatar a vagas no Conselho Municipal de Meio Ambiente ou como delegado municipal de Meio Ambiente precisará providenciar os documentos necessários para efetivar a inscrição.

A proposta das atividades é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), com o apoio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e da Secretaria de Segurança Cidadã (Semusc).

Parque do Bom Menino

Por conta do Dia Mundial do Meio Ambiente também serão desenvolvidas programações no Parque do Bom Menino e no Rio das Bicas. De segunda (3) a sexta-feira (7) serão realizadas palestras, gincanas ecológicas, passeio ecológico, abraço ao Parque do Bom Menino, limpeza da Pracinha do Rio das Bicas, entre outras atividades sempre no horário das 8h às 11h e das 14h às 17h.

As ações serão desenvolvidas através do Instituto de Paisagem Urbana (Impur) em parceria com o Sesi, Vale, Defesa Civil, Embrapa, Coca-Cola, BCA, Instituto Maria Rocha, Darcy Ribeiro, Florense, Giana Beretta, Caema, Senac, Sest/Senat, Paulinas, Bom Pastor, Batista Ludovicense, Sofia Silva, Cemp e Ana Nery.

Nenhum comentário: