Compartilhe

sexta-feira, 3 de maio de 2013

PT E PMDB FORMAM BARREIRA PARA INVIABILIZAR OS ADVERSÁRIOS

O PT e o PMDB olharam um no outro e combinaram o jogo: “é nóis”. A gíria do momento encaixa no retrato da conjuntura. O lulismo, braço pragmático do petismo, associou-se ao centrismo peemedebista para estender a aliança PT-PMDB por mais umas temporadas no Planalto Central.

A um ano e meio da eleição de 2014, o PT tenta dar o golpe que vai imobilizar os pretensos adversários na corrida presidencial: Eduardo Campos (PSB) e Marina Silva (Rede Sustentabilidade).

É esse o intento da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), temporariamente vetada no Supremo Tribunal Federal (STF), que limita a criação de novos partidos e estrangula as pequenas legendas no tempo da propaganda eleitoral.

Se o PT conseguir viabilizar suas metas, vai dar a Dilma um tempo de propaganda imbatível na campanha presidencial de 2014.

Trata-se de um precedente perigoso à democracia, pela qual o PT tanto lutou.

O governo petista pretende, como esse ataque, fazer um bombardeio total sobre qualquer ameaça ao projeto de reeleição de Dilma.

Depois de aniquilar os adversários, o PT se encarregará de recolher os cacos dos socialistas e dos ambientalistas para ampliar a base do governo.

PT e PMDB formatam uma nova espécie de Centrão, aglomerado cuja máxima do fisiologismo estava elevada à quinta potência.

A distribuição de ministérios e favores para compar a base é a regra do jogo.

DESIDRATAÇÃO

Desde a eleição de Dilma Roussef, os tucanos sentaram para fazer as contas e deduziram - o inverno da oposição será longo.

E está sendo. Quanto mais o PT é acusado de corrupção, mais crsece a popularidade da presidente Dilma.

No PFL a seca foi pior, obrigando os liberais a mudar de nome. Viraram Democratas, mas parece que ficou pior.

FUTURO

O Brasil, depois de oito anos da aliança PSDB-PFL, terá pela frente mais uns dois mandatos da frente PT-PMDB.

Esse maniqueísmo não ajuda muito a mudar o essencial.

Um comentário:

Anônimo disse...

com tanto escândalo estourando (minha casa, minha vida), lula envolvido no mensalão, não tenho tanto certeza que a dupla PT/PMDB reine por mais dois mandatos.