Compartilhe

quinta-feira, 16 de maio de 2013

HOJE: IMAGENS DO FUTEBOL EM EXPOSIÇÃO NA GALERIA TRAPICHE

O fotógrafo Caio Vilela percorreu os vinte e sete estados do Brasil e fotografou peladas disputadas de norte a sul do país. O resultado está no livro Futebol-Arte do Oiapoque ao Chuí, que será na próxima quinta-feira, às 19h, na Galeria Trapiche, no Centro Histórico de São Luís. 

O lançamento faz parte da programação do II Encontro Brasileiro de Mediação em Esportes Educativos, realização conjunta do Instituto Formação, Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) e a Streetfootballworld, com apoio da Universidade Federal do Maranhão, GIZ, SAMSUNG e Ministério do Esporte.

Caio está no Maranhão para registrar imagens do trabalho desenvolvido pelo Instituto Formação em cidades da Baixada Maranhense com a metodologia do Futebol de Rua. O livro conta com texto de Eduardo Petta e prefácio do ex-jogador Zico. Segundo o fotógrafo, “as imagens deste livro foram reunidas durante nove meses; nesse período, rodei o Brasil em busca dos campinhos e de seus craques. 

A viagem revelou-se um prazer, uma aventura repleta de descobertas e rendeu uma coleção de momentos memoráveis”. Futebol-Arte do Oiapoque ao Chuí é a celebração de um esporte que se tornou a grande paixão do brasileiro, que se renova dia a dia, a cada jogada, em cada campinho de norte a sul do país, com crianças, jovens, adultos e idosos. “Estamos sempre abrindo espaço para a divulgação de trabalhos na área das Artes Visuais, na Galeria Trapiche, visando consolidar a vocação desse espaço cultural para abrigar os artistas, divulgando a produção no segmento”, diz Paulo Melo Sousa, diretor da Galeria Trapiche.

Caio Vilela é jornalista e fotógrafo, nascido em São Paulo. Tem suas imagens e textos publicados em dezenas de jornais e revistas no Brasil e no exterior, além de coleções transformadas nos livros Futebol sem Fronteiras (Panda Books, 2009), África do Sul e Sul da África (Publifolha, 2010), Florianópolis (Publifolha, 2006) e Um Mundo de Crianças (Panda Books, 2005). Suas fotos de futebol em países árabes foram exibidas durante a cerimônia da Fifa que oficializou a realização da Copa do Mundo de 2022, no Catar. 

O lançamento do livro marca a reabertura da exposição “Assinaturas da Luz -Fotografia Contemporânea do Maranhão”, após os eventos Arte, Estilo e Elegância e o Show em homenagem a Antonio Vieira, realizados semana passada na Galeria Trapiche.

Serviço

O QUÊ: Lançamento do Livro “Futebol-Arte do Oiapoque ao Chuí”

AUTOR:CAIO VILELA

QUANDO: 16 de maio

HORÁRIO: 19h

ONDE: Galeria Trapiche Santo Ângelo – Av. Vitorino Freire, s/nº - Praia Grande (defronte do Circo da Cidade).

Nenhum comentário: