Compartilhe

quarta-feira, 29 de maio de 2013

GALERIA TRAPICHE INAUGURA EXPOSIÇÃO E ESTREIA ARTECINE

A Galeria Trapiche inaugura nesta quarta-feira (29), às 19 horas, a exposição “Tambores da Ilha”, do fotógrafo Evandro Martin. A exposição conta com 20 imagens colhidas pelo fotógrafo curitibano, em São Luís. Evandro Nascimento Martin é fotógrafo jornalístico e documental, com atuação na área de direção de fotografia.

A exposição fotográfica ‘Tambores da Ilha’ traz um misto de movimento, ritmo e cor. Anjos de cara e pele marrons expressos em tons quentes que levam a nossa percepção para além da cor e da luz. A expressão da simplicidade e a leveza da alma em meio à manifestação do Tambor de Crioula. Pura poesia, prosa ou romance.

Integrando a iniciativa, será exibido um filme curta-metragem, gerado na Oficina ‘Curso Básico de Animação Stop Motion com Silhuetas’, ministrada pelos cineastas Edemar Miqueta e Evandro Martin, com apoio da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e promoção da Sync Produções (Curitiba – PR) e Galeria Trapiche.

A proposta é baseada no trabalho de Lotte Reininger, desenvolvido na década de 20 do século passado, na Alemanha. A exibição terá duração de 12 minutos e apresenta dois trabalhos: “A Menina da Caixa” e “Entre Serpentes e Pontes”. A técnica de Stop Motion trabalha com recorte de papel cartão com utilização de processo de animação tradicional, com uso de mesa de luz e fotografia. A proposta mostrou uma técnica de animação sem a utilização de muitos recursos tecnológicos.

A exibição do filme, em forma de Slide Show, marcará a retomada do “Projeto Papoético”, idealizado pelo poeta, jornalista e pesquisador de cultura popular, Paulo Melo Sousa, atual diretor da Galeria. “Um dos projetos que colocaremos em prática na Galeria é a criação do ArteCine Trapiche, que se iniciará com a exibição do filme de ‘Animação de Silhuetas’, através do Papoético, que irá viabilizar, sobretudo, a exibição da produção audiovisual, atividade seguida de debates, priorizando as Artes Visuais do Maranhão. Existem vários fotógrafos, cineastas, videoastas maranhenses que possuem trabalhos importantes, ainda desconhecidos do grande público, sobre artistas plásticos maranhenses, e ainda artistas que produzem material audiovisual, e o ArteCine Trapiche irá socializar essa produção. Iremos aproveitar o espaço da Galeria, que é bastante amplo, para colocar em prática essa ideia”, destaca Paulo Melo.

Serviço

Evento: Exposição “Tambores da Ilha”, por Evandro Martin; e, ArteCine Trapiche, com os curtas “A Menina da Caixa” e “Entre Serpentes e Pontes”.

Dia: 29 de maio, às 19 horas

Local: Galeria Trapiche (Avenida Vitorino Freire, s/n, Praia Grande, em frente ao Circo Cultural Nelson Brito).

Nenhum comentário: