Compartilhe

quarta-feira, 15 de maio de 2013

FUNC PROMOVE SEMINÁRIO PARA ORGANIZAR O CARNAVAL DE 2014


A Fundação de Cultura (Func) realiza na próxima sexta-feira (17), a partir das 14h, um seminário para analisar o Carnaval 2013 e definir diretrizes para 2014. O evento acontece no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), localizada na rua da Estrela, 472, Praia Grande.

O evento reunirá a cadeia produtiva do Carnaval ludovicense, com representantes dos diversos setores envolvidos, entre eles, entidades representativas e agremiações carnavalescas, representantes do trade turístico, Associação Comercial, além de representantes das secretarias municipais de Turismo (Setur) e Comunicação (Secom).

O encontro tem como objetivo discutir uma nova política para o Carnaval e organizar uma agenda de trabalho. De acordo com o José Ribamar Moraes, coordenador de eventos comunitários da Func, “esta é a oportunidade de ouvir todos os envolvidos no processo para que, assim, possa ser planejado e construído coletivamente um novo modelo”, enfatiza. O coordenador informa ainda que outras reuniões serão realizadas ao longo de todo o ano, visando aperfeiçoar o projeto.

Um novo modelo de carnaval

O presidente da Func, Francisco Gonçalves, entende que através do diálogo permanente, é possível garantir a transparência e a participação de todos na gestão da cultura. "A experiência do Carnaval da Alegria, inédito na cidade e realizado com êxito este ano, oportunizou a criação de polos em vários pontos de São Luís, mostrando que a cidade já comporta um novo modelo de festa. Precisamos identificar os estrangulamentos e discutir melhorias com os diversos setores que movimentam direta e indiretamente a cadeia produtiva do Carnaval”, destaca Gonçalves.

A festa momesca deste ano, realizada pela Prefeitura de São Luís, foi pautada pela valorização da cultura local e pelo resgate, difusão e fortalecimento do carnaval tradicional, apoiando principalmente, os eventos comunitários e circuitos de rua nos bairros da cidade, incluindo a zona rural. 

Durante toda a pré-temporada carnavalesca e os quatro dias de festa realizados na Praça Maria Aragão e nos Circuitos da Cohab/Cohatrac, Desterro e Anjo da Guarda, o público pode prestigiar uma programação diversificada e brincar com a família, com conforto segurança e tranquilidade, participando expressivamente das festas e aprovando a mudança.

Nenhum comentário: