Compartilhe

segunda-feira, 13 de maio de 2013

FUNC PREPARA A 7ª FEIRA DO LIVRO DE SÃO LUIS

A coordenação executiva da 7ª edição da Feira do Lvro de São Luís (FELIS), capitaneada pela Fundação de Cultura (Func), já está promovendo as reuniões para a organização do maior evento literário da cidade, que acontecerá no período de 29 de setembro a 6 de outubro.

Este ano, a Feira deverá acontecer na Praia Grande, Centro Histórico da cidade. No local, livreiros, editores, distribuidores, palestrantes, estudantes, escritores, intelectuais e toda a população, são convidados a participar desse encontro com o livro e a leitura. “O nosso compromisso, com este evento, é fomentar as cadeias criativas e produtivas do livro e contribuir para o acesso à leitura”, afirma Rita Oliveira, membro da coordenação geral do evento, juntamente com José Maria Paixão Filho e Paulo Melo Sousa.

Nesta edição, a Feira do Livro terá como Patrono o escritor e poeta Nauro Machado. Autodidata, com vasto conhecimento em artes e filosofia, Nauro completa este ano 78 anos de idade, sendo grande parte destes dedicado à paixão pela poesia. Recebeu diversos prêmios, dentre eles, da Academia Brasileira de Letras e da União Brasileira de Escritores; teve várias de suas obras traduzidas para o alemão, francês e inglês.

Além do poeta Nauro Machado, Aluísio de Azevedo (100 anos) e Catulo da Paixão Cearense (150 anos) também serão homenageados na Feira, que este ano terá como curador o poeta e jornalista Celso Borges. Baseados no tripé “Livro, leitura e tecnologia”, a Feira terá o tema “Livro e leitura: do impresso ao virtual sem perder a poesia”.

Durante dez dias, milhares de pessoas, maranhenses e visitantes de todas as idades, terão um evento que reflete e estimula diálogos possíveis sobre o livro e a leitura na cidade e para além dela. A programação está sendo elaborada com base nos seguintes eixos temáticos: Literatura e patrimônio cultural; São Luís como cenário cultural – produtora de conhecimento; Políticas de cidadania para o livro e a leitura; Valorização da produção literária local e da cultura regional popular; Democratização do acesso ao livro e valorização da leitura; Tecnologia de informação, comunicação e leitura; O papel do livro digital na formação de leitores.

Para abrigar a 7ª FELIS serão instalados diversos espaços, oferecendo conforto, condições técnicas de segurança e capacidade de ocupação para atendimento da demanda prevista de público, além do aproveitamento dos espaços existentes na área do centro histórico (teatros, cinema, auditórios, praças etc.). O evento terá uma extensa programação de palestras, seminários, oficinas literárias, bate-papos, apresentações infantis, entre muitas outras atividades.

Criada por meio da Lei Municipal nº 4. 449 de 11 de janeiro de 2005, a Feira do Livro de São Luís é uma ferramenta de fortalecimento da vocação e produção literária do povo maranhense, para ser construída e realizada dentro do princípio da ação participativa, engajada na democratização social e cultural da cidade.

Secom - Prefeitura de São Luís

Nenhum comentário: